Tarifa Social

Famílias em vulnerabilidade social podem ter isenção na conta de água

Atualmente, 921 famílias são contempladas pelo benefício

Por meio da Tarifa Social de Água e Esgoto, famílias em situação de vulnerabilidade social de Cachoeiro podem ter isenção do pagamento das contas de água. Atualmente, 921 são contempladas pelo benefício.

Para ter direito, é preciso se enquadrar nos critérios do programa, criado por meio do Lei Municipal nº 7515, de 2017.  São eles: inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico); consumo médio de água de até 10 metros cúbicos nos últimos seis meses; comprovação das matrículas e frequências das crianças do grupo familiar em escolas da rede pública municipal ou estadual e o receber o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC).

Moradora do bairro Alto Zumbi, Seledir Moraes da Silva, ressalta a importância do benefício para a economia doméstica. “Ajuda demais a quem mais precisa, porque possibilita um espaço no orçamento para outras obrigações. Eu sou muito satisfeita”, disse.

Para requerer o auxílio, o interessado deve procurar a Central de Benefícios, localizado na rua Dona Joana, Centro, levando: os documentos de todos moradores da casa (carteira de identidade, CPF, certidão de nascimento ou casamento e carteira de trabalho); a folha espelho do CadÚnico; a comprovação de matrículas e frequências escolares (caso haja criança ou adolescentes na família) e a conta de água mais recente, que descreva o consumo dos últimos seis meses.

“É muito importante que as pessoas, que se encaixam nos critérios do programa, conheçam este auxílio e busquem obtê-lo. Ressaltamos que nossa equipe está preparada para tirar dúvidas e auxiliar os que precisarem de informações”, salienta a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Márcia Bezerra.