Semana do Meio Ambiente

Feira Ambiental levará diversas atrações à Praça de Fátima no sábado (4)

Parte da programação será dedicada ao público infantil
Foto: Divulgação/PMCI

No próximo sábado (4), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) de Cachoeiro realizará uma Feira Ambiental na Praça de Fátima, das 9h às 12h, com diversas atrações para todos os públicos.

Às 9h, será realizado o plantio de uma muda de flamboyant, árvore que se tornou um símbolo de Cachoeiro, presente em composições de Raul Sampaio e crônicas de Rubem Braga.

A partir das 10h, terá início uma programação especial voltada para as crianças, com uma apresentação da Turma da Tina; contação de histórias; cosplayers de personagens famosos como Mickey, Minnie, Emília (Sítio do Pica Pau Amarelo) e Úrsula (A Pequena Sereia); pintura facial e outras atividades voltadas à educação ambiental – a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult) é parceira nessas ações.

Durante o evento, haverá uma feira de adoção responsável de gatos e cães, organizada pela Gerência de Proteção e Bem-Estar Animal da Semma. Resgatados em situações de risco, os animais passaram por avaliação veterinária e estão à espera de um novo lar. Para adotar um bichinho de estimação, basta levar documento com foto e comprovante de residência.

Outra atração será a feira de trabalhos artesanais e manuais, com expositores selecionados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec).

Os praticantes de atividades físicas também encontrarão atrações durante a Feira Ambiental. A Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Qualidade de Vida (Semesp) estará presente com atividades como o slackline – esporte de equilíbrio que utiliza uma fita de nylon esticada entre dois pontos fixos.

Além disso, haverá distribuição de sementes de espécies nativas; simulador de voo; food truck e um caminhão do projeto “Vem Reciclar”, que irá recolher materiais como papel, papelão e plástico.

“Preparamos, em conjunto com outros setores da Prefeitura, uma programação diversificada, para atrair a atenção de pessoas de todas as idades para o tema principal do evento que é a educação ambiental. Proteger e preservar a natureza é uma tarefa de todos e é muito importante despertarmos, nas crianças, essa consciência de cuidar da nossa casa comum, o meio-ambiente”, destaca a secretária municipal de Meio Ambiente de Cachoeiro, Luana Fonseca.

Semana do Meio Ambiente

A feira na Praça de Fátima faz parte da programação especial da Semana do Meio Ambiente. Realizada pela Prefeitura de Cachoeiro em comemoração ao Dia do Meio Ambiente (5 de junho), a programação apresentará a temática “Cachoeiro Sustentável – conhecer para preservar”.

Ao longo da semana, diversas outras ações educativas acontecerão em Cachoeiro. Confira o cronograma de atividades