Feira da Bondade: escolas municipais participarão de gincana solidária

Estudantes já começaram a ser mobilizados para a atividade

Estudantes de quatro escolas municipais de Cachoeiro participarão de uma gincana solidária na 36ª edição da Feira da Bondade, o maior evento filantrópico do Sul do estado, que será realizado pela prefeitura de 13 a 15 de setembro, no Parque de Exposições do município, envolvendo mais de 40 instituições sociais.

Nesta semana, os alunos – que cursam do 5º ao 9º ano do ensino fundamental nas escolas “Luiz Semprini”, “Prof. Deusdedit Baptista”; “Maria das Dores Pinheiro Amaral” e “Anísio Ramos” – começaram a ser mobilizados para a atividade, que será dividida em duas etapas.

Na primeira, de 2 a 12 de setembro, eles farão nas unidades uma campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis. Todos os donativos recolhidos serão destinados ao Banco de Alimentos da prefeitura, para posterior distribuição a entidades socioassistenciais, como abrigos de idosos, de crianças e adolescentes e hospitais da cidade.

A segunda etapa será no dia 14, no próprio evento. Vinte alunos representantes de cada escola se encontrarão no Parque de Exposições, às 8h30, para participar de exercícios e dinâmicas. As equipes estarão uniformizadas com cores diferentes. Lá, haverá apuração dos pontos conquistados pelas escolas, tanto nas atividades quanto na arrecadação dos alimentos, para que seja conhecida a escola vencedora.

Promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), organizadora da feira, em parceria com as secretarias municipais de Esporte e Lazer (Semesp) e de Educação (Seme), a gincana tem como objetivo incentivar o conhecimento geral dos pequenos, possibilitar exercícios lúdicos e pedagógicos, promover educação cultural e, sobretudo, despertar o sentimento humanitário e o interesse pelo voluntariado nas crianças, visto que elas saberão, mais precisamente, a importância da Feira da Bondade para o município.

“Entendemos que é necessário trabalhar mais a cultura da solidariedade e do amor ao próximo, assim como incentivar o voluntariado. Por isso a ideia de envolver mais as crianças. Além disso, eles passarão a conhecer melhor o significado da Feira da Bondade e o importante trabalho das entidades filantrópicas participantes. O que nós queremos é deixar um legado para as próximas gerações”, pontua a secretária de Desenvolvimento Social de Cachoeiro, Márcia Bezerra.