Feira da Bondade: gincana e corrida envolveram crianças em ações solidárias

A 3ª Corrida Kids da Bondade foi uma das atrações do evento, no fim de semana

Com tema “Família Solidária”, a 36ª edição da Feira da Bondade, realizada neste fim de semana, em Cachoeiro, contou com a expressiva participação das crianças, que, em gestos solidários, arrecadaram alimentos e brinquedos para destinação à filantropia. As coletas ocorreram por meio da 3ª Corrida Kids da Bondade e da 1ª Gincana da Bondade, realizadas no sábado (14), no Parque de Exposições de Cachoeiro.

Organizada pelas secretarias municipais de Educação (Seme), de Esporte e Lazer (Semesp) e de Desenvolvimento Social (Semdes), a 1ª Gincana Solidária teve participação de quatro escolas municipais de Cachoeiro: “Luiz Semprini”, “Prof. Deusdedit Baptista”, “Maria das Dores Pinheiro Amaral” e “Anísio Ramos”. Divida em duas etapas, a atividade teve como enfoque o exercício da solidariedade e do voluntariado entre os alunos.

Na primeira fase, anterior à feira, as unidades de ensino tiveram como missão arrecadar alimentos não perecíveis, que foram entregues ao Banco de Alimentos de Cachoeiro. No total, foram recolhidos mais de 270 quilos de donativos.

Na segunda etapa, estudantes, do 5º ao 9º ano, representaram as escolas competidoras em disputas de atividades esportivas, como cabo de guerra, estafeta e queimada, além de jogo de perguntas e respostas. A escola vencedora foi a “Anísio Ramos”, que recebeu como prêmio um troféu. Além disso, todos os alunos participantes receberam medalhas.

Para a gestora Silvia Zagotto, a grande conquista da instituição foi encorajar o voluntariado. “A gincana, na verdade, funcionou como um gatilho solidário. As crianças participaram com muito emprenho, especialmente, na arrecadação, porque tivemos o cuidado de deixar o objetivo da gincana bem claro”, relatou.

“Mais do que proporcionar o momento de descontração, ficamos felizes com esse incentivo à generosidade. As crianças se divertiram, mas, principalmente, entenderam sobre o espírito solidário. Ficamos agradecidos pelo espaço cedido pela Semdes, para envolvermos nossos pequenos na festa da solidariedade”, salientou a secretária municipal de Educação, Cristina Lens.

Corrida

Os pequenos que participaram da 3ª Corrida Kids da Bondade também entraram no espírito solidário. É que para a retirada dos kits da prova, os inscritos precisaram doar brinquedos. Os itens, agora, vão alegrar crianças atendidas por instituições sociais.

Na programação promovida pela Semesp, correram meninos e meninas de 4 a 12 anos. Dentre eles, crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiência visual e física. Após a corrida, todos os participantes receberam medalha.

“Parabéns para a prefeitura e para todos que organizaram o evento. Além de incentivar o esporte, também ensina sobre bondade e doação. Isso é muito válido, principalmente, porque as nossas crianças estão em formação”, declarou o pai de um dos pequenos corredores, Ricardo Santana.

“As atividades esportivas durante a Feira da Bondade estão se consolidando a cada edição. A proposta de realizar uma gincana foi inovadora e o retorno das escolas foi muito positivo. A corrida das crianças desperta, nos pequenos, a cultura do esporte e oportuniza momentos de convivência familiar. Além disso, a quantidade dos brinquedos arrecadados na troca do kit atleta superou nossas expectativas”, ressalta a secretária de Esporte e Lazer, Lilian Siqueira.

“É muito importante envolver as crianças porque elas são o futuro. Conscientizá-las sobre solidariedade é plantar a semente do voluntariado”, reforça a secretária de Desenvolvimento Social de Cachoeiro, Márcia Bezerra.

Veja fotos da 1ª Gincana da Bondade

Veja fotos da 3ª Corrida Kids da Bondade