Feira da Bondade levou grande público ao Parque de Exposições

Uma das atrações do evento foi o show do cantor Léo Chaves

A 36ª Feira da Bondade, promovida pela pela prefeitura de Cachoeiro, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), terminou neste domingo (15) e contou com diversas apresentações durante todo o dia, além de uma variada oferta gastronômica e produtos comercializados pelas mais de 50 entidades sociais participantes, no Parque de Exposições Carlos Caiado Barbosa, no bairro Aeroporto.

A festa, que teve início na sexta-feira (13), reuniu moradores de Cachoeiro durante três dias, embalados por shows de artistas locais e da atração nacional, Léo Chaves.

“A Feira da Bondade foi um sucesso e isso só ocorreu pois houve o comprometimento de toda a equipe da prefeitura, em conjunto com o trabalho contagiante dos voluntários das entidades e a presença marcante da população, que abraçou a causa mais uma vez. Nosso foco é sempre em prol da solidariedade”, destaca a primeira-dama Keila Vetoraci, que organiza a Feira junto à Semdes.

Ela complementa dizendo que é grata a todos que abrilhantaram o evento. “Agora é hora de fazer um balanço geral, com equipe e entidades já pensando no próximo ano”, pontua.

“Foi uma belíssima festa de solidariedade. As instituições participantes deram um show e o público participou muito ativamente das atividades. Cachoeiro mostrou, mais uma vez, que é uma muito cidade solidária e generosa,” destacou a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Márcia Bezerra.

Instituições aprovaram

José Antônio Souto, membro da coordenação da entidade Centro de Defesa dos Direitos Humanos “Pedro Reis”, estreante no evento, diz que a feira foi uma oportunidade de divulgar o tema para a população.

“Foi uma nova experiência para nós. Direitos humanos é um assunto muito importante e este evento nos proporcionou ampliar este tema e divulgar nosso trabalho na entidade, porque a solidariedade é o principal valor da feira. Muitas pessoas puderam esclarecer dúvidas sobre o assunto, então saímos com a sensação de dever cumprido, de que conseguimos transmitir uma ideia humanizadora para todos”, conclui.

O estudante Kaio Bortolo, 19 anos, visitou pela primeira vez a Feira da Bondade e disse que o evento superou sua expectativa.

“A festa está muito bem organizada e, além das apresentações, tem uma enorme variedade de comida e parque de diversão para quem gosta. É realmente um ambiente agradável para aproveitar com a família e prestigiar projetos sociais da nossa cidade”, afirma.

Segurança

Nesta 36ª edição, a segurança foi reforçada e, de acordo com a Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (Semset), nenhuma ocorrência foi registrada durante os três dias de festa. Foram empregados 199 agentes, entre policiais militares, guardas civis municipais, agentes de trânsito e segurança privada. Além disso, no local, uma central de videomonitoramento foi montada para ajudar na fiscalização do evento.

Entrada solidária

Durante os dias de feira, foram recolhidos mais de 500 kg de alimentos doados pelos visitantes. Eles serão repassados, pelo Banco de Alimentos do município, a entidades socioassistenciais, como lares de idosos e hospitais filantrópicos e para famílias em situação de vulnerabilidade nutricional, cadastradas nos Centros de Referências da Assistência Social (Cras).

Atrações

O domingo de atrações da Feira da Bonde começou às 10h, com o Projeto D-14 Samba de Raiz Escola de Samba Chega Mais, e, logo em seguida, o grupo Samba e Cia participou do evento.

Durante a tarde, o destaque da Feira da Bondade foi o Palco Solidário, onde foram realizadas apresentações voltadas para o público infantil. A primeira atração foi o Sambapae, pagode composto por nove pessoas, sendo sete, estudantes da instituição.

A coordenadora do projeto e professora de educação física, Raniele Alves, afirma que esta é a segunda participação do grupo na Feira da Bondade, e ressalta a importância de participar de eventos como este.

“Depois que tocamos pela primeira vez na Feira da Bondade, recebemos convites para outras apresentações e este ano voltamos. O objetivo é mostrar o potencial dos nossos alunos e também a alegria que eles sentem ao serem vistos e prestigiados. Este evento é uma ótima oportunidade, porque temos famílias, idosos e crianças com síndrome de Down que nos assistiram, e toda essa representatividade importa. Música é alegria e conseguimos transmitir através das nossas apresentações”, conclui.

Em seguida, houve apresentação do grupo de dança infantil asteca e de idosos do grupo de Convivência Vovó Matilde. A programação seguiu com apresentações infantis de dança e show infantil com Macakids. Para finalizar, foi realizado um show de dança inclusiva, com o projeto “Gente que Dança”.

VEJA FOTOS DA 36ª FEIRA DA BONDADE