Feira de Negócios: artesãs realizam teste de aptidão para Carteira Nacional

Exame visa constatar habilidades e comprovar a experiência com artesanato

Um teste de aptidão para obtenção da Carteira Nacional de Artesão foi realizado na tarde desta quarta-feira (18) em Cachoeiro, em meio ao primeiro dia de programação da 13ª Feira de Negócios e Agroturismo, que acontece no Parque de Exposições do Aeroporto até sábado (21).

A Carteira Nacional do Artesão é emitida gratuitamente pelo governo federal, por meio do Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab), e permite aos trabalhadores manuais o acesso a uma série de benefícios. Entre eles estão a possibilidade de participação em eventos nacionais e internacionais, cursos, obtenção de incentivos fiscais e microcrédito e contribuição previdenciária autônoma.

O teste de aptidão consiste na apresentação, por parte do artesão, de três peças artesanais prontas e na confecção de outro produto na frente dos avaliadores, de forma a atestar as habilidades do trabalhador manual e a caracterização dos objetos produzidos como artesanato.

No Espírito Santo, o procedimento é de responsabilidade da Secretaria do Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades). O teste é aplicado rotineiramente em Vitória, havendo deslocamentos da equipe da secretaria para outros locais do estado, de acordo com as possibilidades de agenda.

“A realização do teste em Cachoeiro facilita o acesso dos trabalhadores manuais do município a esse importante instrumento de profissionalização da atividade, algo no qual temos nos empenhado com diversas atividades. A intenção é fazer com que o teste seja realizado mais vezes na cidade”, destaca o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Felipe Macedo.

Artesã há 20 anos, Eliane Santos Barros foi uma das aprovadas no teste de aptidão. “Foi bem menos buracrático do que eu imaginava. Essa carteira vai ser muito importante, por poder participar das feiras e também porque é um reconhecimento ao meu trabalho”, afirma.

A Feira

A 13ª Feira de Negócios conta com 36 atividades, entre cursos, palestras e oficinas. Também estão na programação do evento mostra de artesanato capixaba e sobre agroturismo, mutirão de negociação de dívidas, Giro de Negócios e Oportunidades, festival de food truck e desfile de moda solidária.

A Feira é promovida pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços (Acisci), em parceria com a prefeitura de Cachoeiro e com empresas do Sistema S, instituições e entidades, como Banco de Desenvolvimento do Estado (Bandes), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Caixa Econômica Federal, Sistema de Cooperativas de Crédito (Sicoob) e, no Giro de Negócios, da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes).