Festa de Cachoeiro: 90 mil pessoas estiveram no Parque de Exposições

Nenhuma ocorrência policial foi registrada nos quatro dias de evento

A programação da Festa de Cachoeiro no Parque de Exposições do Aeroporto, realizada de quinta-feira (27) a domingo (30), atraiu um público estimado em 90 mil pessoas nos quatro dias de evento. O ingresso solidário proporcionou arrecadação de 4,3 toneladas de alimentos não perecíveis, os quais serão destinados ao Banco de Alimentos do município para distribuição a entidades socioassistenciais.

Entre as atividades realizadas no local estiveram rodeio, parque de diversões, fazendinha, apresentações para o público infantil e shows, incluindo de artistas nacionais como os cantores Felipe Araújo e Diogo Nogueira.

De acordo com a Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (Semset), não foi registrada nenhuma ocorrência policial no Parque de Exposições durante a festa. Reforçada, a equipe de segurança teve efetivo de 345 agentes, sendo 217 policiais militares, guardas municipais e agentes de trânsito e 128 seguranças privados. Também houve emprego de videomonitoramento para auxiliar na vigilância.

“Fizemos um amplo planejamento com todas as forças de segurança para que tudo corresse dentro da normalidade, e estamos bastante satisfeitos em saber que todos puderam curtir com tranquilidade”, destaca o secretário municipal de Segurança e Trânsito, Ruy Guedes.

A programação

A Festa de Cachoeiro, que teve seu pontapé inicial no último dia 22 de junho, com a 41ª Corrida de São Pedro, contou com diversas atrações. Dentre elas, também tiveram destaque o Desfile Cívico Escolar, que atraiu 3 mil expectadores na manhã de sábado (29), e a missa de celebração da Procissão de São Pedro, realizada no mesmo dia, que contou com 5 mil fiéis.

Outros pontos altos foram a recepção e homenagens à Cachoeirense Ausente Nº1 de 2019, Neuza Maria Brunoro Costa, e a Cachoeirense Presente, Marilene Depes. Este ano, houve ainda a criação do título póstumo de Cachoeirense In Memoriam, para celebrar personalidades importantes para o município já falecidas. Também teve entrega de comendas a pessoas diversas, como Hermogênio Lucas Filho, o popular e carismático “Neném Doido”.

Também foi realizado, na sexta (28) à noite, o 33º Encontro dos Amigos da Praça Vermelha, mais um evento tradicional da festa que se repete todos os anos. Concertos, apresentações musicais, Baile de Gala e outras atividades culturais e festivas compuseram a extensa programação. Destaque, ainda, para reabertura da Casa da Memória, após reforma, permitindo o retorno da Biblioteca Pública Municipal “Major Walter dos Santos Paiva”.

“Trabalhamos com muito carinho para fazer com que a programação contemplasse todos os tipos de público, mas mantendo as tradições cachoeirenses que tanto nos são caras”, destaca a secretária municipal de Cultura e Turismo, Fernanda Martins.

“É muito bom ver as famílias cachoeirenses aproveitando a festa com tranquilidade. Trabalhamos para que as nossas tradições se renovem a cada ano”, comenta o prefeito Victor Coelho.