110 anos do poeta

Festival de poesia Newton Braga já recebeu inscrições de autores de nove estados

Concurso é homenagem ao poeta cachoeirense Newton Braga (1911-1962)
Foto: Márcia Leal/PMCI

O 1º Festival de Poesia “Newton Braga: entre seus amores e minhas paixões” já recebeu textos de autores de oito estados, além do Espírito Santo.

Organizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult) de Cachoeiro, o concurso faz parte da comemoração dos 110 anos de Newton Braga (1911-1962), que o poeta cachoeirense completaria em agosto.

De acordo com a secretaria, há inscrições da Bahia, do Rio de Janeiro, de São Paulo, de Minas Gerais, do Rio Grande do Norte, do Paraná, do Mato Grosso e de Goiás.

O objetivo do festival, além de homenagem a Newton Braga, é descobrir e reconhecer talentos atuais da poesia nacional.

As inscrições seguem abertas até o 17 deste mês. Autores, com ou sem livro publicado, podem enviar textos, que precisam ser inéditos. O envio deve ser feito para o e-mail: festivalpoesianewtonbraga@gmail.com.

Os textos serão avaliados por uma comissão julgadora formada por cinco membros: três da Academia Cachoeirense de Letras (ACL) e dois da Semcult. Criatividade, originalidade e adequação ao tema serão os critérios considerados na avaliação.

Os 20 poetas selecionados receberão, como prêmio, um certificado digital da ACL e o livreto impresso com as poesias escolhidas. Além disso, seus textos serão publicados na edição especial dos 110 anos de Newton Braga, na revista Cachoeiro Cult.

“Temos tido gratas surpresas com as inscrições no festival de poesias. É gratificante ver como a proposta se mostra atual e a adesão tem sido muito boa. Esperamos que mais pessoas se aventurem neste delicioso mundo da escrita e se deixe seduzir pela poesia”, convida a secretária de Cultura e Turismo de Cachoeiro, Fernanda Martins.

O edital com todas as informações sobre o festival está disponível no site da Prefeitura (www.cachoeiro.es.gov.br/editais/).