Inclusão

Festival Paralímpico apresenta esportes adaptados para crianças em Cachoeiro

Evento teve participantes com e sem deficiência
Foto: Divulgação/PMCI

A manhã do último sábado (4) foi marcada por muita diversão e descobertas para crianças e adolescentes que participaram da segunda edição do Festival Paralímpico realizada em Cachoeiro.

O evento, idealizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), foi executado pela Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Qualidade de Vida (Semesp), e aconteceu na escola Celp/Unopar, no bairro Independência.

A programação contou com vivência em três modalidades paralímpicas: vôlei sentado, atletismo e parabadminton – esporte adaptado em que atletas utilizam uma raquete para golpear uma peteca na quadra dos adversários.

Cerca de 120 participantes, com faixa etária de 7 a 17 anos, com e sem deficiências, disputaram, juntos, partidas nas três modalidades desenvolvidas durante o evento.

Para a secretária municipal de Esportes, Lazer e Qualidade de Vida de Cachoeiro, Lílian Siqueira, a realização de eventos como o Festival Paralímpico são muito importantes para dar visibilidade aos esportes adaptados e, também, para promoção da inclusão social entre os jovens.

“O Festival Paralímpico deste ano foi um sucesso. Mesmo com as restrições impostas pela pandemia de Covid-19, tivemos uma expressiva participação de crianças e adolescentes, que puderam descobrir, de forma lúdica, a diversão das modalidades paralímpicas. Acreditamos que o esporte pode ser uma grande ferramenta de transformação social”, comentou.

Durante o evento, foram seguidos os protocolos de combate à Covid-19, como limitação de público e disponibilidade de álcool em gel para higienização das mãos. O uso de máscaras foi obrigatório.