Quinta-feira (12)

Cachoeiro celebra 110 anos do cronista Rubem Braga

Grande nome da literatura nacional, Braga publicou mais de 15 mil crônicas ao longo de sua vida
Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira (12), completam-se 110 anos do nascimento de Rubem Braga (1913-1990), um dos maiores cronistas brasileiros.

Nascido em Cachoeiro de Itapemirim, Braga se formou em direito e atuou como jornalista por 62 anos, tendo notória participação na Segunda Guerra Mundial, quando cobriu as atividades da Força Expedicionária Brasileira. Além disso, desempenhou importante papel na diplomacia e serviu como embaixador do Brasil no Marrocos, residindo na capital Rabat entre os anos de 1961 e 1963.

Em seus textos, o autor tinha a preocupação de apresentar reflexões sobre o cotidiano, com uma linguagem objetiva e sem muitos adjetivos. Influenciado pela segunda geração modernista, refletia seu tempo com uma postura crítica às políticas sociais da época.

Em Cachoeiro, para exaltar e manter viva a memória de Rubem Braga, a gestão municipal realiza diversas ações em homenagem ao escritor, que escreveu mais de 15 mil crônicas ao longo da vida, entre elas “A borboleta amarela, “Morro do Isolamento”, “um pé de milho” e “O menino e o tuim”.

Nesta quinta (12), na Casa dos Braga, será inaugurada a exposição “Palavras”, que apresentará frases de Rubem Braga retiradas de várias crônicas escritas ao longo de sua vida, com projeções de trechos e imagens, além da transmissão de áudios na voz do próprio homenageado, elementos que abrilhantarão a atmosfera literária na casa onde viveu.

De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, o público poderá conferir a atração, que faz parte de mais uma edição do projeto “Bragraniano”. Ao longo da semana, também serão realizadas atividades em bibliotecas públicas do municípios.

“Rubem Braga engrandece nosso município. Todas as homenagens rendidas a esse filho ilustre de Cachoeiro são concebidas para honrar seu legado e exaltar sua memória, que permanece viva nas ruas e edifícios que inspiraram suas inesquecíveis obras”, destaca Fernanda Martins, secretária municipal de Cultura e Turismo de Cachoeiro.

Bienal Rubem Braga

Em homenagem ao escritor, Cachoeiro realiza um dos principais eventos culturais do Espírito Santo, a Bienal Rubem Braga. Sempre com a participação de escritores e artistas que se destacam no país e até internacionalmente, a festa literária tem como objetivos facilitar o contato do público com a literatura, incentivar as crianças e os jovens ao hábito da leitura, lançar novos autores, além de fortalecer a memória de Rubem Braga como um dos grandes nomes na literatura brasileira. Em 2022, o evento chegou à sua 8ª edição.

Casa dos Braga

A Casa dos Braga (rua Vinte e Cinco de Março, Centro), onde Rubem morou na infância, é um dos principais centros culturais e pontos turísticos de Cachoeiro. Aberto à visitação de segunda a sexta, das 9h às 18h, o espaço contém ampla coleção relacionada à família Braga, com mobiliário original de época e obras de arte, como um retrato de Rubem pintado por ninguém menos que o grande compositor Dorival Caymmi.

Teatro Rubem Braga

A Prefeitura de Cachoeiro está trabalhando para recuperar e reabrir o Teatro Municipal Rubem Braga, parcialmente destruído pela última grande enchente que atingiu o município.

Inaugurado há mais de 20 anos, o espaço receberá ampla reforma, que o tornará um dos teatros mais modernos do ES, apto a receber grandes espetáculos.

Os projetos técnicos estão em fase final de elaboração, para que, em breve, seja lançado o edital para contratação da empresa que executará as obras.

Lei Rubem Braga

A Lei Rubem Braga é o principal mecanismo de fomento a novos projetos artísticos e culturais de Cachoeiro de Itapemirim. Já viabilizou centenas de eventos e produtos culturais, ao financiar iniciativas de diferentes áreas artísticas.

Lançado em dezembro de 2022, o mais recente edital está com inscrições abertas, em que serão contemplados, pelo menos, 32 propostas em 11 segmentos, com orçamento máximo de R$ 18 mil cada, a serem desenvolvidos por artistas e entidades do município. No total, serão investidos R$ 650 mil.

Comenda Rubem Braga

Anualmente, durante as comemorações da Festa de Cachoeiro, a gestão municipal realiza a entrega das comendas Rubem e Newton Braga, concedidas a artistas, intelectuais, figuras públicas e personalidades ligadas ao município que tenham contribuído com seu desenvolvimento socioeconômico e cultural.