Cuidados básicos

Fim de ano: Secretaria de Saúde alerta para aumento de casos de Covid-19

Pasta orienta sobre cuidados básicos de combate ao vírus durante as compras de fim de ano
Foto: Patricia Pim/PMCI

Com a proximidade das festas de fim de ano, a circulação de pessoas nos principais centros comerciais de Cachoeiro tende a aumentar. Atenta a isso, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) alerta para o aumento de casos da Covid-19 no Espírito Santo.

De acordo com a pasta, é muito importante que a população mantenha, sempre que possível, os protocolos básicos de combate à doença, como higienizar as mãos com frequência, utilizar máscaras e evitar grandes aglomerações.

Cuidados que devem ser redobrados pelo público pertencente ao chamado grupo de risco, como idosos, pessoas com comorbidades e imunossuprimidos.

“Nesta época do ano, durante viagens, compras e confraternizações, as pessoas ficam mais expostas ao vírus, principalmente, neste momento de aumento de casos da doença. Por isso, é importante mantermos os cuidados básicos, principalmente em relação aos indivíduos que se enquadram no grupo de risco, pois possuem um sistema imunológico com menor capacidade de resposta à Covid-19”, explica o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.

Vacina é fundamental

Além de atenção aos cuidados básicos, a Semus reforça, também, a importância da vacinação contra a Covid-19, sobretudo, em relação às doses de reforço para quem já completou o esquema vacinal.

“A vacina foi a grande responsável pela diminuição das taxas de internação e óbitos em todo mundo, e nos trouxe um relativo controle em relação à Covid-19. Ela contribui, diretamente, na prevenção de novas infecções e atenua os infectados, gerando menor quantidade de casos graves e infecções com menor tempo de duração”, completa Wingler.

Em Cachoeiro, a vacinação contra Covid-19 e outras doenças acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, nas Unidades Básicas de Saúde e na Policlínica Municipal Bolivar de Abreu.

Não é necessário agendamento para tomar a primeira, segunda ou as doses de reforço. Basta comparecer ao local, portando documento de identidade, cartão de vacinas e CPF ou cartão do SUS.

Periodicamente, a Semus realiza mutirões de vacinação aos fins de semana, em locais e horários alternativos. Essas ações são previamente divulgadas por meio dos canais oficiais da Prefeitura de Cachoeiro.