Cumprimento de medidas

Fiscalização visitou estabelecimentos em 20 bairros

Foram vistoriados 94 estabelecimentos nos últimos dias
Foto: Divulgação/PMCI

A equipe de fiscalização da Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim visitou 20 bairros nos últimos dias, para verificação de denúncias e para acompanhamento da adoção das medidas de restrição nos estabelecimentos comerciais, de serviços e religiosos, em razão do novo coronavírus.

Foram percorridos os bairros: Vila Rica; Aquidaban; Ibitiquara; Alto Novo Parque; Centro; Guandu; Basileia; Gilberto Machado; Coronel Borges; Santo Antônio; Aeroporto; Nova Brasília; Monte Cristo; Caiçara; São Francisco de Assis; Amarelo; Sumaré; Independência; Nossa Senhora da Penha; e Ferroviários.

Durante a fiscalização, foram visitados 94 estabelecimentos, sendo 30 para verificação de denúncias. Foram 23 notificações expedidas, que incluem pedidos de adequação das medidas implementadas, como cumprimento de horário especial para atendimento a idosos e observação da quantidade máxima de pessoas no interior do local. Também foram atendidos dois pedidos de fechamento.

O trabalho foi intensificado após a publicação de um decreto, nesta quarta-feira (25), que permitiu o reforço da equipe. A administração municipal autorizou, em caráter excepcional, que auditores fiscais de Defesa do Consumidor (Procon), de Meio Ambiente, de Obras, de Transportes e de Vigilância Sanitária colaborem com o trabalho.

“A expedição do decreto foi fundamental para que pudéssemos reforçar a equipe da fiscalização de posturas, agregando mais auditores fiscais. Neste momento, é importante que a população cumpra as medidas de restrição social, para que possamos superar esta crise de forma rápida e, principalmente, segura”, ressalta o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Jonei Petri.

Canais para denúncia

Para denunciar os estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços que não cumprem as restrições, os moradores devem ligar para o número 190 (Ciodes) ou acionar a Ouvidoria Geral do Município, pelo telefone (28) 98814-3357 (ligações, das 10h às 16h, e WhatsApp, das 8h às 20h) ou pelo Portal do Cidadadão – www.cachoeiro.es.gov.br/ouvidoriageral.