Fiscalização vistoriou 139 estabelecimentos no fim de semana

O trabalho dos três dias resultou em 10 notificações expedidas.
Foto: Divulgação/PMCI

No último fim de semana, a equipe da Prefeitura de Cachoeiro responsável pela fiscalização de estabelecimentos para o cumprimento das normas de prevenção à Covid-19 realizou 139 vistorias. Os trabalhos contabilizados foram distribuídos entre sexta (11), sábado (12) e domingo (13), em 26 bairros e distritos diferentes.

A maior parte das vistorias foi realizada no Centro e no bairro Guandu. De todas as vistorias, 30 foram resultados de denúncias feitas ao Disk Aglomeração. O trabalho dos três dias resultou em 10 notificações expedidas, mas sem fechamento de estabelecimentos.

Desde o início do trabalho de fiscalização, no dia 25 de março, foram feitas 16.445 vistorias e apuradas 785 denúncias. Isso resultou em 888 notificações e 26 interdições de estabelecimentos.

“Vamos continuar realizando as fiscalizações e vistoriando o cumprimento das determinações no funcionamento dos estabelecimentos comerciais, de serviços e, especialmente, nos ramos de alimentação e lazer, onde são mais comuns os casos de aglomeração”, ressalta Jonei Petri, secretário municipal de Desenvolvimento Urbano.

Vale lembrar que o horário permitido de atendimento presencial, na maioria das atividades comerciais, é até as 22h, de segunda a sábado; e, no domingo, até as 16h, enquanto a matriz de risco no município permanecer no risco moderado.

“Mais uma vez, pedimos que cada um cumpra sua parte no que diz respeito às medidas preventivas de propagação do coronavírus, evitando aglomerações e utilizando máscaras de proteção”, completa Jonei Petri.

Disk Aglomeração

Além das vistorias programadas da equipe de fiscalização, 2.087 denúncias resultantes do Disk Aglomeração foram apuradas desde maio – quando o serviço foi lançado –, resultando em 315 notificações expedidas e 6 suspensões de estabelecimentos.

O Disk Aglomeração funciona 24h, acolhendo denúncias de desrespeito às medidas de combate ao novo coronavírus, pelo telefone 153 e pela página cachoeiro.es.gov.br/ouvidoriageral.