Formação continuada

Formação para gestores de escolas municipais foca em educação de excelência

Encontros serão realizados mensalmente, no auditório da Secretaria de Educação
Foto: Divulgação/PMCI

A Secretaria Municipal de Educação (Seme) de Cachoeiro iniciou, nesta semana, mais um ciclo da formação continuada para os gestores das escolas da rede municipal de ensino.

Tendo como tema central “Gestão em Foco: por uma educação de excelência”, os encontros serão realizados mensalmente, no auditório da Seme, com objetivo de proporcionar aos profissionais orientações, momentos para reflexões e trocas de experiências relacionadas às práticas de gestão escolar e liderança.

Ao longo do ano, serão aprofundados temas como: o papel do gestor como liderança na constituição do clima e da cultura organizacional do espaço escolar e como um dos mais importantes atores na luta pela melhoria da qualidade educacional; o olhar inclusivo no ambiente escolar; significado e aplicação da gestão democrática; o relacionamento interpessoal; o conselho tutelar e suas atribuições; a atuação do grêmio estudantil na escola; as atribuições do coordenador de turno e a escola como espaço de convivência; normativas da alimentação escolar; Programa Dinheiro Direto da Escola (PDDE) e Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE); reforço da autogestão escolar e elevação dos índices de desempenho da educação básica.

“Em meio a tantas mudanças ocorridas devido à pandemia, em todo cenário mundial, a educação também precisa se adaptar e atualizar. É necessária a constante reflexão, a partir de estudo e troca de experiências entre o grupo de gestores escolares, visando garantir a formação dos alunos e a melhoria na aprendizagem”, comenta a gestora da Emeb “Eliseu Lofego”, Daniela Passoni Altoé.

“A formação é sinônimo de aperfeiçoamento de saberes, saberes esses constituídos de conhecimentos empíricos e epistemológicos que potencializam o exercício de uma gestão humana em nosso cotidiano”, ressalta a gestora da Emeb “Pe. Gino Zatelli”, Simone Machado.

A oferta de formação aos gestores atende ao que está previsto na meta 19, estratégia 03, do Plano Municipal de Educação: estabelecer programas de formação continuada e de atualização para os ocupantes da função gestor escolar, visando à melhoria de seu desempenho.

“A formação direcionada aos gestores escolares possibilita que os mesmos articulem ao longo do ano letivo as dimensões pedagógicas e administrativas do dia a dia escolar, capazes de auxiliar de forma qualitativa as ações, discussões e rumos da educação em nossas escolas”, destaca a secretária municipal de Educação, Cristina Lens.