Benefício

Gestantes cadastradas nos Cras de Cachoeiro têm acesso a “kit bebê”

Foto: Divulgação/PMCI

Gestantes em situação de vulnerabilidade social, cadastradas nos Centros de Referência e Assistência Social (Cras) de Cachoeiro, podem acessar o benefício eventual de auxílio-natalidade.

Também chamado de “Kit Bebê”, o auxílio pode ser solicitado a partir do 6º mês de gravidez. Para isso, a mãe deve comparecer ao Cras mais próximo à sua residência e fazer o pedido. A solicitação é acolhida pela Central de Benefícios Continuados e Eventuais, que é responsável pela organização das entregas nas casas das gestantes.

As futuras mamãe ganham um conjunto composto por enrolador, lençol, luvas, travesseiro, fraldas de tecido, sabonete, sapatinho, fralda descartável, meias, lenços umedecidos, toalha de banho, cobertor, pente e escovinha para cabelo, creme para assadura, xampu e condicionador infantil e bolsa de maternidade.

A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Márcia Bezerra esclarece que o benefício é voltado para as famílias que correspondam aos critérios da resolução 588/2018, do Conselho Municipal de Assistência Social, que incluem a inscrição no Cadastro Único (CadÚnico). “Este é um auxílio eventual, de demanda espontânea. É importante que as pessoas, que se encaixam nesses requisitos, saibam que têm o direito ao benefício, que, certamente, é de grande ajuda”, reforça.

Em Cachoeiro, gestantes que são acompanhadas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) e as que estão inseridas no programa federal Criança Feliz já foram beneficiadas com o auxílio. No município, em 2020, 186 famílias foram contempladas com o kit.

Caso uma gestante queira solicitar o benefício, mas não esteja inscrita no cadastro único (CadÚnico), deve comparecer a um Cras, levando os seguintes documentos: comprovante de residência, CPF e carteira de identidade. No local, a equipe responsável fará a inclusão e encaminhará a solicitação do benefício. Qualquer dúvida, os moradores de Cachoeiro podem entrar em contato com os Cras do município.

Cras de Cachoeiro:

Centro de Referência de Assistência Social – Alto União