Gestantes em vulnerabilidade social vão receber Kit Bebê

A previsão é que a Secretaria de Desenvolvimento Social entregue, a princípio, cerca de 100 kits

Por meio de iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), gestantes em situação de vulnerabilidade social em Cachoeiro de Itapemirim serão atendidas com o benefício eventual de auxílio-natalidade.

Também chamado de “Kit Bebê”, o conjunto é composto por enrolador, lençol, luvas, travesseiro, fraldas de tecido, sabonete, sapatinho, fralda descartável, meias, lenços umedecidos, toalha de banho, cobertor, pente e escovinha para cabelo, creme para assadura, xampu e condicionador infantil e bolsa de maternidade.

A previsão é de que, inicialmente, cerca de 100 kits sejam entregues a famílias em acompanhamento pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), bem como gestantes inseridas no programa federal Criança Feliz. No entanto, o quantitativo exato de grávidas a serem beneficiadas será definido após levantamento.

“Por se tratar de um benefício eventual l, as demandas espontâneas, ou seja, as famílias que comparecerem ao serviço, desde que de acordo com os critérios da resolução 588/2018, do Conselho Municipal de Assistência Social, também poderão ter acesso ao benefício”, explica a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Márcia Bezerra, ao esclarecer, também, que a solicitação é feita pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras); e a concessão, pela equipe da coordenação de benefícios continuados e eventuais da Semdes.

Ainda de acordo com ela, paralelo a esse tipo de atendimento, são promovidas palestras, rodas de conversas e outras atividades, a fim de divulgar e orientar a população sobre os benefícios socioassistenciais.

Sobre o benefício

O “Kit Bebê” está entre as provisões suplementares e provisórias que integram as garantias do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e são prestadas aos cidadãos e às famílias, em virtude de nascimento, morte, situações de vulnerabilidade temporária e calamidade pública.