Pré-natal nas UBS

Gestantes recebem kits de higienização para prevenir Covid-19

Os kits são entregues às que comparecem, frequentemente, às consultas de pré-natal
Foto: Márcia Leal/PMCI

A Secretaria de Saúde de Cachoeiro está entregando kits de higienização para prevenção da Covid-19 às gestantes que fazem o acompanhamento pré-natal nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Além de contribuir para reforçar os cuidados preventivos desse público, que é mais suscetível às complicações da infecção pelo coronavírus, o intuito é o de aumentar a adesão ao pré-natal, que tem papel fundamental na prevenção ou detecção precoce de doenças maternas e fetais, permitindo um desenvolvimento saudável do bebê e reduzindo os riscos para a gestante.

Os kits são distribuídos para as pacientes que estão cadastradas e que comparecem, frequentemente, às consultas realizadas em sua UBS de referência.

O material é composto por uma mochila, que contém álcool em gel, sabonete líquido, máscara, gaze e álcool 70%.

Depois de receberem os itens, as grávidas são orientadas pelas equipes das unidades sobre as medidas para reduzir o risco de contágio ou transmissão do coronavírus, como: lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou higienizar com álcool em gel; evitar contato das mãos nos olhos, nariz e boca; evitar contato próximo com pessoas infectadas; cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Nesta quarta-feira (12), a gestante Franciellen de Barros foi uma das que recebeu o kit na UBS do bairro Abelardo Machado.

“Esse kit é muito importante, principalmente, para nós, gestantes, porque temos que nos prevenir em dobro, para cuidar da saúde do bebê também. Com certeza, vou usar bastante todo o material entregue. Isso mostra como a Prefeitura e os profissionais da saúde estão preocupados com o nosso bem-estar”, ressalta.

“A atenção primária à saúde prevê a promoção da saúde e prevenção de doenças, por isso, o kit distribuído é importante. Vem para intensificar o combate à pandemia, além de promover a conscientização das gestantes”, avalia o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.