Notícias

Avanços

Gestão municipal de Cachoeiro faz balanço dos 100 primeiros dias

Uma das conquistas mais importantes no período foi o início das operações do Samu
Foto: Márcia Leal/PMCI

Em seus 100 primeiros dias, completados neste sábado (10), a nova gestão municipal de Cachoeiro de Itapemirim se dedicou ao enfrentamento da pandemia da covid-19, ao mesmo tempo em que desenvolveu outras ações importantes, em diversas áreas, como saúde, educação, assistência social e infraestrutura.  

No combate ao coronavírus, tem destaque a vacinação, iniciada no dia 19 de janeiro. Mais de 33 mil doses de vacina já foram aplicadas (somando primeira e segunda doses), nos grupos prioritários dos trabalhadores da saúde; pessoas acolhidas em instituições de longa permanência de idosos (ILPIs) e seus cuidadores; quilombolas e idosos a partir dos 65 anos.

No período, foi intensificada a testagem para Covid-19, nas unidades de Pronto Atendimento e nas Unidades Básicas de Saúde, para pacientes sintomáticos, o que contribuiu para que o município chegasse à marca de 56 mil testes realizados desde o início da pandemia.

No Centro de Saúde Paulo Pereira Gomes (PPG), foram implantados 10 novos leitos pré-hospitalares para casos de Covid-19 de média complexidade.  

 As ações contra o vírus ainda englobaram: mais de 2,3 mil vistorias em estabelecimentos para verificação do cumprimento das medidas qualificadas; apuração de denúncias recebidas via Disk Aglomeração (153); desinfecção de áreas públicas; ações de conscientização; proibição de eventos de carnaval (decreto nº 30.282); suspensão das atividades administrativas presenciais nas repartições da Prefeitura, nos graus de risco alto e extremo para Covid-19, dentre outras medidas orientadas pelo Sistema de Comando em Operações (SCO), coordenado pelo vice-prefeito Ruy Guedes Barbosa Junior.

Como forma de reduzir o impacto econômico e financeiro causado aos contribuintes (empresas e pessoas físicas) pelo agravamento da pandemia, a Prefeitura prorrogou prazos e alterou condições de pagamento de tributos e taxas.

Saúde

No âmbito da saúde pública, uma das conquistas mais relevantes foi o início da operação, no fim de março, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), tão aguardado pela população de Cachoeiro.  

Outra novidade foi a implantação do Programa Municipal de Atendimento Fisioterapêutico Domiciliar (Profisio-D), para pacientes do Centro Municipal de Reabilitação Física (Cemurf) incapacitados de se locomoverem, como no caso de acamados.

O atendimento odontológico de urgência e emergência no PPG teve o horário ampliado e as equipes de agentes comunitários de saúde e de combate a endemias ganharam reforço, com a contratação de mais de 80 novos profissionais.

Educação

Na área da educação, as escolas municipais foram preparadas para a retomada das aulas presenciais, no modelo de ensino híbrido. Foram adquiridos frascos de álcool em gel, termômetros infravermelhos e tapetes sanitizantes. Os profissionais de diversas áreas que atuam nas unidades receberam capacitações para a volta às aulas no contexto da pandemia.

Também foram realizadas obras e melhorias nas escolas municipais “Luiz Semprini”, “Aurora Estellita Herkenhoff”, “Anacleto Ramos”; “Sebastião da Rosa Machado”, “Laurindo Sasso”, “Sertão de Monte Líbano”, “Profª Idalina Cunha Moraes”, “Eliseu Lofego”, anexo da “Profª Cibelia Teixeira Zippinoti” e, ainda, na Unidade Central (sede da Secretaria de Educação).

Por meio de processo seletivo simplificado, já foram contratados 635 profissionais temporários, para atuação no ano letivo de 2021.

Assistência social

Nos primeiros meses de 2021, foram distribuídas mais de 2,4 mil cestas de alimentos a famílias em situação de vulnerabilidade social, cadastradas nos Centros de Referência de Assistência Social. Para reforçar as ações de segurança alimentar no período da pandemia, foi lançada a campanha “Compartilhe Amor”, que incentiva as pessoas que estão sendo vacinadas contra a Covid-19 a fazerem a doação de 1 kg de alimento (e álcool em gel ou sabão), no ato da imunização.

Obras e manutenção

Obras de infraestrutura avançaram em bairros como Coramara, Alto União, São Lucas, Campo Leopoldina, Amaral, Baiminas e distrito de Conduru. Diversos serviços de manutenção foram feitos em várias regiões da cidade, como Nova Brasília, Vila Rica e Gilberto Machado, que receberam intervenções em redes de drenagem.

Praças e áreas públicas ganharam serviços de revitalização e zeladoria, incluindo intervenções artísticas que contribuem para deixar a cidade mais colorida e bonita. Córregos que cortam os bairros Monte Cristo, BNH de Baixo e Otton Marins receberam ação de limpeza.

Para ampliar sua capacidade de investimento em infraestrutura urbana, o município assinou protocolo de intenções para operação de crédito com o Banco do Brasil, para garantir até R$ 85 milhões.

Mobilidade

Em fevereiro, entrou em operação a Área Verde do Estacionamento Rotativo. Mais 858 vagas para carros e 139 para motos, localizadas em 27 vias públicas do entorno da região central do município, foram adicionadas ao sistema.

Outros ganhos importantes, no âmbito da mobilidade urbana, foram a instalação de novos abrigos para passageiros em pontos de ônibus e a implantação de ciclofaixa de 1,6 km na avenida Mauro Miranda Madureira.

Tecnologia

A Prefeitura também avançou na implantação do programa Cachoeiro Cidade Digital. Com o novo sistema, que está sendo implantado gradativamente, cidadãos e empreendedores não precisarão mais se deslocar até as repartições públicas para solicitar serviços e acompanhar a tramitação, como nos casos de pedidos de licenciamento, por exemplo. Todos os processos internos das unidades administrativas da Prefeitura também ocorrerão de maneira 100% informatizada.

“Esses primeiros 100 dias da nossa nova gestão foram de trabalho intenso, como não poderia deixar de ser. Estamos enfrentando a mais grave crise deste século, uma batalha contra um inimigo invisível que já ceifou muitas vidas e tem afetado muito duramente a saúde pública e a economia. Mesmo com as limitações e desafios que essa conjuntura impõe à gestão pública, conseguimos avançar com melhorias em muitas áreas e fazer algumas entregas importantes para a população. Nosso desejo é de que a vacinação contra Covid-19 avance bastante neste ano, para que nossa cidade estanque a perda de tantas vidas e possa ir retomando o seu ritmo normal, em todos os setores”, avalia o prefeito Victor Coelho.   

Mais ações desenvolvidas pela Prefeitura de Cachoeiro, neste ano, podem ser conferidas no relatório disponível no site da administração municipal (www.cachoeiro.es.gov.br), com acesso pelo banner na página principal.