Escola de Gestores

Gestores da rede municipal de ensino concluem ciclo de formação

Projeto promoveu 11 encontros presenciais ao longo deste ano
Foto: Divulgação/PMCI

Nesta sexta-feira (29), os gestores das escolas da rede municipal de Cachoeiro participaram do último encontro deste ano da Escola de Gestores, projeto de formação realizado pela Secretaria Municipal de Educação (Seme). A atividade foi realizada no auditório do Centro de Referência, Pesquisa e Capacitação do Professor de Educação Básica “Dr. Dirceu Cardoso” (Cecapeb), em Morro Grande.

Ao todo, foram 11 encontros presenciais ao longo do ano, em que foram abordadas temáticas como: o papel do gestor como líder na constituição do ambiente e da cultura organizacional do espaço escolar; avaliações externas e o papel do gestor na melhoria da qualidade educacional; olhar inclusivo no ambiente escolar; significado e aplicação da gestão democrática; relacionamento interpessoal; conselho tutelar e suas atribuições; atuação do grêmio estudantil na escola; atribuições do coordenador de turno e a escola como espaço de convivência.

O gestor da escola municipal “Monteiro Lobato”, Alexandre Fortuna Lopes, salienta a importância da formação e da possibilidade de trocas de experiências entre os participantes. “Foi muito bom poder ouvir colegas contarem sobre dinâmicas e ações que acontecem nas suas escolas, que podem enriquecer nossas metodologias. Essa formação nos encorajou a repensar práticas e absorver dicas, a partir de capacitações nos encontros, que também serviram de motivação e incentivo”, disse.

“Nosso principal objetivo foi proporcionar aos gestores escolares da rede municipal de ensino momentos de orientação, formação e reflexão, a fim de auxiliá-los no dia a dia da prática escolar, com foco no estabelecimento de uma gestão democrática e na melhoria na qualidade de ensino”, ressalta a secretária Municipal de Educação, Cristina Lens.