Notícias

Congresso on-line

Gestores de escolas municipais participam de ciclo de formação

“Novos desafios e novas perspectivas na educação” é o tema do congresso
Foto: Divulgação/PMCI

Os gestores das escolas municipais de Cachoeiro iniciaram, nesta semana, a participação no congresso on-line “Novos desafios e novas perspectivas na educação”. A oportunidade é oferecida pela Secretaria Municipal de Educação, dentro do programa de formação continuada desses profissionais.

No congresso, os gestores poderão interagir e debater com especialistas da área educacional sobre temas inerentes às atribuições, novas rotinas e desafios da função de gestor escolar.

As atividades serão acessadas semanalmente, de acordo com a disponibilidade de cada gestor, até que os módulos e as atividades complementares sejam concluídas, sob acompanhamento de equipe da Seme.

As discussões e reflexões terão como pontos de partida tópicos como: “Qual é o perfil do gestor escolar desta nova década?”, “Avaliação externa de ponta a ponta”, “Como tornar sua escola uma campeã de resultados em sua cidade?”, “O papel do gestor frente às novas tecnologias educacionais”, “Legislações educacionais e a aplicabilidade diária na escola”, “Ética e gestão de conflitos no ambiente escolar”, “Coordenação pedagógica: unindo esforços e superando desafios”, “Processos internos e externos de comunicação nas escolas: o que muda, o que permanece e quais novidades estratégicas para os próximos anos?” e “Programas federais: sua aplicabilidade no âmbito escolar”.

“Fico lisonjeada em participar do congresso, porque aprender é sinônimo de ampliar conhecimentos, é transformação. Líderes contagiam o ambiente escolar com sua forma de liderar, por meio do comprometimento, seriedade e amor. Enquanto gestora, posso afirmar que estamos cuidando de nossas escolas, vencendo com respeito e dignidade os desafios e agradeço à Secretaria pela oportunidade”, afirma a gestora da escola municipal “Pe. Gino Zatelli”, Simone Machado de Athayde.

Promover a formação continuada de gestores escolares é um objetivo contemplado na Meta 19 – “Gestão Democrática da Educação” – do Plano Municipal de Educação (Lei nº 7.217/2015), precisamente, na estratégia 3: “Estabelecer programas de formação continuada e de atualização para os ocupantes da função gestor escolar, visando à melhoria de seu desempenho”.

“Ofertar aos gestores escolares da rede municipal a oportunidade de estudar e debater sobre temas relevantes para o seu dia a dia é muito enriquecedor, pois fortalecemos a unidade na diversidade. Somos muitos, mas todos devem estar alinhados a um mesmo objetivo: a conquista de melhores resultados na aprendizagem dos estudantes”, ressalta a secretária municipal de Educação, Cristina Lens.