Gincana da Bondade: estudantes arrecadam alimentos para doação

Donativos serão entregues a entidades socioassistenciais

Estudantes de quatro escolas municipais de Cachoeiro participam, neste sábado (14), da 1ª Gincana da Bondade, a partir das 8h30, no Parque de Exposições da cidade. Parte da programação da 36ª Feira da Bondade, a ação é promovida pelas secretarias municipais de Educação (Seme), de Esporte e Lazer (Semesp) e de Desenvolvimento Social (Semdes), com o objetivo de incentivar a solidariedade e o voluntariado entre os alunos.

Estudantes do 5º ao 9º das escolas “Luiz Semprini”, “Prof. Deusdedit Baptista”, “Maria das Dores Pinheiro Amaral” e “Anísio Ramos” estão engajados na iniciativa, que tem duas etapas.

Na primeira, os alunos tiveram um período para fazerem, nas instituições, uma campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis, com a finalidade de entregar os itens recolhidos para o Banco de Alimentos de Cachoeiro, administrado pela Semdes. Posteriormente, o banco fará a distribuição para entidades socioassistenciais, como abrigos de crianças e adolescentes, de idosos, e hospitais da cidade.

Na segunda fase, cerca de 15 alunos de cada escola – as equipes estarão uniformizadas com cores diferentes –, se encontrarão no Parque de Exposições para participar de uma competição que inclui jogo de perguntas e respostas, dinâmicas e exercícios esportivos. Lá, será realizada a contagem dos pontos ganhos pelas escolas, tanto nas atividades quanto arrecadação dos donativos. Com a apuração, será conhecida a escola vencedora, que receberá um troféu. Além disso, todos os alunos participantes receberão medalhas.

De acordo com a gestora da escola “Luiz Semprini”, os estudantes estão demonstrando muita entrega na realização da gincana. “Eles estão muito ansiosos para sábado. Acredito que tenham entendido a questão da solidariedade; o objetivo real, que é ajudar, compartilhar, mesmo que seja com pouco”, pontua.

Já a gestora da “Professor Deusdedit Baptista”, Betânia Ribeiro Martins Pereira, ressalta que o sentido da atividade foi amplamente explicado e reforça as expectativas dos alunos com a competição. “Nossos alunos compreenderam a proposta da gincana e a importância das boas ações. Eles estão animados para completar a atividade, com bastante empenho”, disse.

“O envolvimento das escolas está sendo intenso, despertando nos alunos o espírito solidário”, ressalta a secretária de Educação do município, Cristina Lens.

“Envolver as crianças no verdadeiro sentido da Feira da Bondade é algo muito importante, é um legado. Ensiná-los, desde cedo, sobre solidariedade servirá para formar cidadãos mais sensíveis às necessidades do próximo. Eles também poderão conhecer os trabalhos filantrópicos que são realizados na nossa cidade”, afirma a secretária de Desenvolvimento Social de Cachoeiro, Márcia Bezerra.