Governador conhece projeto turístico para distrito de São Vicente

A convite do prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho, o governador Renato Casagrande visitou o distrito de São Vicente, no último sábado (10), para conhecer melhor o potencial turístico da região e os projetos do município para desenvolver o turismo rural ali.

Acompanhados por secretários municipais e estaduais e moradores, eles percorreram pontos do Circuito Pedra da Penha, que está sendo estruturado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Interior, com apoio das pastas de Cultura e Turismo (Semcult), Esporte e Lazer (Semesp) e Meio Ambiente (Semma).

Ponto mais alto de Cachoeiro (1080 metros de altitude), a Pedra da Penha é bastante procurada para a prática de voo livre, trilha ecológica e eventos religiosos (Festa da Penha).

Na ocasião, o secretário municipal de Agricultura e Interior, Robertson Valladão, fez uma apresentação sobre essas e outras vocações turísticas da região, e as ações necessárias para fortalecer essas potencialidades.

“Mostramos ao governador as principais características locais, como o clima, as formas de acesso, paisagens e beleza naturais, organização das comunidades, vocação para passeios e esportes de aventura, empreendimentos e, também, as limitações em infraestrutura que precisamos vencer para desenvolver o turismo na região de modo satisfatório. E, para isso, apresentamos nossas demandas ao Estado”, pontua o secretário.

Uma das principais solicitações de apoio ao governo estadual é para a construção da nova ponte da Usina São Miguel, cujo projeto, elaborado pelo município, já está protocolado no Departamento de Estradas de Rodagem do Estado (DER-ES).

Outro investimento que já tem projeto pronto e protocolado na Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) é a pavimentação da estrada que liga as comunidades de Independência e Alto São Vicente, onde fica a Pedra da Penha, com blocos de concreto.

Valladão ainda apresentou investimentos conduzidos pelo município, como o Centro de Eventos e Apoio ao Turista em Boa Vista, a ser construído com recursos do Fundo Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e contrapartida da comunidade, e a pavimentação da estrada que liga Fruteiras Quente a Independência, com uso de revsol.

“A visita do governador foi muito importante. Pudemos mostrar a ele, in loco, que a nossa proposta de turismo rural se encaixa no plano de desenvolvimento regional do governo do estado. Casagrande nos disse que gostou muito do local, achou muito bonito e concordou que a região tem um potencial muito grande para o turismo e para contribuir com o desenvolvimento regional, a partir dessa atividade econômica”, avalia o secretário municipal.

O presidente da associação de moradores de São Vicente, Jovandir José Felipe, que participou da visita, destaca que as comunidades estão satisfeitas com as ações do poder público na região.

“A prefeitura tem nos dado suporte e a preparação necessária para implantação do circuito turístico, por meio de capacitação e orientações, principalmente. Com a presença constante da gestão municipal e, agora, com a visita e o apoio do governador, estamos nos sentindo valorizados e ainda mais convictos de que esse projeto se concretizará. Estamos muito felizes”, disse.

Preparação

Nesta semana, como parte do projeto de turismo rural em São Vicente, produtores rurais da região participam de um curso gratuito sobre associativismo, oferecido pela Semai, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

O projeto tem como objetivo gerar alternativas de emprego e renda para os agricultores e seus familiares, a partir da oferta de produtos agrícolas e serviços de lazer, aliados à riqueza de recursos naturais e às paisagens do interior de Cachoeiro.