Protagonismo estudantil

Greminhos eleitos em 18 escolas municipais tomam posse nesta quarta-feira (6)

Alunos do 1º ao 5º ano do fundamental escolheram seus representantes em setembro
Foto: Divulgação

O projeto de formação de grêmios estudantis na rede municipal de ensino de Cachoeiro entra em uma nova fase nesta semana, ao alcançar o ensino fundamental I, etapa que compreende turmas do 1º ao 5º ano.

Nesta quarta-feira (6), às 8h, no auditório da escola municipal “Zilma Coelho Pinto”, no bairro Ferroviários, será realizada a cerimônia de posse dos greminhos eleitos pelos alunos de 18 unidades.

Organizada pela Secretaria Municipal de Educação (Seme), em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), a eleição mobilizou em setembro estudantes das escolas “Nossa Senhora das Graças”, “Maria das Graças Felippe”, “Oswaldo Machado”, “Hylsen Darcy Perim”, Rev. Jader Gomes Coelho”, “José Taveira dos Santos”, “Córrego Vermelho”, “Prof. Elísio Cortes Imperial”, “São Francisco de Assis”, “Monte Alegre”, “Pe. Gino Zatelli”, “Prof. David Alberto Lóss”, “Mª Stael de Medeiros Teixeira”, “Profª Thereza Valiatti Sartório”, “Profª Cibélia Teixeira Zippinoti”, “Oscar Montenegro Filho”, “Profª Juracy Cruz” e “Luiz Pinheiro”.

Cada chapa que tomará posse vai contar com cinco membros: presidente, vice-presidente, secretário, diretor de esporte e diretor de cultura e meio ambiente.

Os greminhos terão a oportunidade de interagir com a gestão e a comunidade escolar, ampliando a participação dos estudantes em projetos, atividades e ações educacionais.

“É um movimento que auxilia a gestão escolar para propor, através do diálogo e ações, melhorias na estrutura da escola, na organização pedagógica e no relacionamento entre estudantes, professores e famílias. São frentes muito importantes de trabalho, em que a escola ganha com o protagonismo estudantil”, ressalta a secretária municipal de Educação, Cristina Lens, destacando que, para 2020, a meta é alcançar as unidades de educação infantil.

O projeto

O projeto de formação de grêmios estudantis na rede municipal de Cachoeiro foi iniciado em 2017, para incentivar a participação ativa dos estudantes na organização de atividades em âmbito escolar, fortalecendo a gestão educacional democrática.

Primeiro, foram mobilizadas as turmas do ensino fundamental II (do 6º ao 9º ano). Hoje, 16 unidades contam com grêmios eleitos por alunos nessa etapa do ensino.

A implementação das agremiações é coordenada pela Gerência de Gestão Escolar da Seme e pela Gerência do Centro de Referência da Juventude (CRJ) Arildo Valadão, da Semdes.

A formação de grêmios estudantis é amparada pelas leis nº 7398/1985, nº 8069/1990, nº 9394/1996 e nº 7217/2015 (Plano Municipal de Educação, Meta 19).