Lei Aldir Blanc

Grupos de cultura popular realizarão apresentações no próximo sábado (2)

Folia de Reis e outras manifestações estão na programação, que acontecerá na Pracinha da Cultura "Sérgio Sampaio"
Foto: Arquivo/PMCI

No próximo sábado (2), artistas de Cachoeiro, contemplados pela Lei Aldir Blanc, realizarão apresentações culturais na Pracinha da Cultura “Sérgio Sampaio”, no bairro Rui Pinto Bandeira, das 17h às 20h.

O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult), será aberto ao público e seguirá todas as medidas de segurança, como distanciamento, utilização de máscara e uso de álcool em gel.

O grupo “Mártir de São Jorge Guerreiro” iniciará as apresentações, a partir das 17h, com Bate-Flechas, manifestação que é uma mistura de elementos dos rituais indígenas, da cultura negra e do catolicismo popular.

Em seguida, o grupo “Filhos da Princesa do Sul”, um dos mais antigos grupos praticantes de capoeira no município, apresentará roda de capoeira, às 18h.

A Folia de Reis ficará por conta do grupo “Estrela do Mar”, a partir das 19h. Os integrantes usam fantasias coloridas, dançam e tocam músicas típicas com temáticas religiosas em diversos instrumentos, como violas, reco-recos, sanfonas.

Para finalizar, às 20h, o grupo “Tsunami” apresentará o Boi Pintado, manifestação folclórica muito presente na região.

“As manifestações populares ocupam um lugar muito especial nas tradições culturais de Cachoeiro. É uma alegria muito grande realizar essa programação com grupos de tanta história. Convidamos todos para prestigiarem as apresentações”, afirma a secretária municipal de Cultura e Turismo, Fernanda Martins.