Em janeiro

Guarda Civil Municipal auxilia operação de fiscalização em Coutinho

Agentes da GCM atuam em conjunto com a Polícia Militar na ES 482
Foto: Divulgação/PMCI

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Cachoeiro de Itapemirim está participando, neste mês de janeiro, de uma operação de fiscalização de trânsito na rodovia ES 482, em frente ao posto da Polícia Militar no distrito de Coutinho. O apoio foi solicitado pelo Comando de Polícia Ostensiva Sul (CPO-Sul) da PM do Espírito Santo.

O objetivo da operação é verificar infrações de trânsito, além de localizar possíveis fugitivos da justiça e interceptar tráfico de drogas. A primeira participação da GCM ocorreu na tarde desta quinta-feira (7), e seguirá em outros dias com emprego de uma viatura e dois agentes.

“O trabalho conjunto com a Polícia Militar é uma constante na atuação da Guarda Civil Municipal, sempre nos colocamos à disposição para dar o apoio que for necessário. Operações como essa de Coutinho são muito importantes para Cachoeiro, tendo em vista que a ES 482 serve como uma das portas de entrada para o município”, explica o secretário municipal de Segurança, Francisco Inácio Daroz.

Novo calibre

Em 23 de dezembro de 2020, 38 guardas municipais receberam habilitação para utilizar armas de fogo .40, após realizem um curso de atualização. No início de 2020, a GCM retomou 49 revólveres e três carabinas que estavam retidos no 9º Batalhão de Polícia Militar e recebeu doação de 41 pistolas .40 da PM, após os agentes passarem por um curso de formação funcional e a justiça autorizar o rearmamento da Guarda.

“Conseguimos resolver um impasse de mais de uma década e continuamos investindo em capacitação e novos equipamentos para os nossos agentes, permitindo que eles trabalhem com mais eficácia nas ações de segurança em Cachoeiro e deem apoio à Polícia Militar em operações como a de Coutinho”, destaca o prefeito Victor Coelho.