Nova função

Guarda Civil Municipal de Cachoeiro terá subinspetores

Guardas que concorrem às vagas para a nova função participaram de teste de aptidão física neste mês
Foto: Márcia Leal/PMCI

A Secretaria de Segurança de Cachoeiro (Semseg) está concluindo a seleção de guardas municipais para vagas de subinspetor, função criada com o novo Plano de Carreira, Ingresso e Subsídios da Guarda Civil Municipal (GCM).

Neste mês, 20 guardas, aptos a ascenderem ao nível de subinspetor, participaram do teste de aptidão física (TAF), última etapa do processo seletivo. O TAF foi aplicado por uma comissão formada por profissionais da área de educação física vinculados à Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Qualidade de Vida (Semesp).

O objetivo foi avaliar, a partir da realização de diferentes exercícios, se as condições físicas dos candidatos estavam adequadas à função. Todos foram considerados aptos. Agora, uma comissão provisória de avaliação interna – criada pela portaria nº 1.304/2021 – está concluindo a análise de outros critérios para promover os servidores mais bem classificados às 12 vagas de subinspetor disponíveis atualmente.

“Serão os primeiros subinspetores da Guarda Civil Municipal. Essa função, de comando e supervisão, é muito importante para a organização, inteligência e eficiência das ações desenvolvidas pela corporação. Representa uma evolução significativa, ao garantir valorização e reconhecimento aos guardas civis municipais e ao incentivá-los a prestarem serviços, cada vez melhores, à sociedade cachoeirense”, ressalta o secretário municipal de Segurança, Francisco Inácio Daróz.

O Plano de Carreira, Ingresso e Subsídios da GCM foi instituído no fim de 2019 pela Prefeitura de Cachoeiro. Com ele, o município passou a atender ao que determina a lei federal sobre a carreira dos guardas municipais, estabelecendo critérios objetivos para a progressão de nível dos agentes, com base na qualificação e no mérito.