Notícias

Atualização profissional

Guarda Civil Municipal inicia treino de tiro com armas de novo calibre

Com a atualização, os agentes passarão a utilizar armas de calibre .40
Foto: Márcia Leal /PMCI

Neste fim de semana, os agentes da Guarda Civil Municipal de Cachoeiro de Itapemirim participarão do curso de Atualização Profissional para capacitação e habilitação para portarem a pistola .40, que passará a ser utilizada nas ruas pelos guardas.

As aulas, que serão ministradas por um instrutor da Polícia Federal, fazem parte das atividades do curso de capacitação dos 41 guardas que cumpriram todos os requisitos do curso de formação funcional e receberam os portes emitidos, também, pela PF.

A formação visa atender às exigências da lei federal 10.826/2003 (art. 6º), do decreto 9.847/2019 e da instrução normativa nº 180/2020 – DG/PF (art. 41).

Durante esta semana, os agentes participaram de um curso teórico coordenado pela Escola do Servidor, da Secretária Municipal de Administração (Semad), que apresentou temas relacionados à segurança pública. As atividades da capacitação continuam até o dia 21 deste mês, quando serão finalizadas com a entrega dos certificados de conclusão.

“Os agentes receberão conteúdos teóricos, voltados para técnicas de abordagem, manuseio das armas, gerenciamento de crises e, agora, as aulas práticas com o novo calibre. Esta qualificação é muito importante para o desempenho esperado dos envolvidos nesse processo para uma prestação de serviço com responsabilidade e qualidade à população”, frisou o secretário municipal de Segurança, Ruy Guedes.

Retorno do armamento

Após um impasse de mais de uma década, em fevereiro deste ano, a Guarda Civil Municipal (GCM) de Cachoeiro pôde voltar a portar armas de fogo. Além de retomarem os 49 revólveres e três carabinas que estavam retidos no 9º Batalhão de Polícia Militar, a GCM recebeu, também, doação de 41 pistolas .40 da PM.