Guarda Civil Municipal reforça ações de segurança em escolas de Cachoeiro

Corporação ampliou presença nas unidades de ensino
Foto: Márcia Leal/PMCI

A Prefeitura de Cachoeiro está implementando ações para aumentar a segurança nas escolas da rede municipal de ensino. O objetivo é coibir episódios de violência, como os já registrados em outras partes do país, garantindo a integridade de alunos e servidores.

Como parte das medidas, a Guarda Civil Municipal (GCM) realizou remanejamento na escala de seus agentes, ampliando o efetivo de guardas para atender às escolas, nos períodos diurno e vespertino, por meio das rondas escolares.

Além disso, escalou uma equipe, para realizar visitas técnicas em todas as unidades de ensino municipais, para colher informações sobre possíveis pontos de fragilidade na segurança. Isso resultará em um relatório que irá nortear as ações da administração municipal para sanar as vulnerabilidades encontradas.

Outra iniciativa da GCM está focada em melhorar a comunicação das escolas com a força de segurança. Para isso, um celular foi disponibilizado, exclusivamente, para o contato direto de gestores e vigias com o coordenador da GCM de plantão, caso haja necessidade de acionar a corporação.

Também foi criado um grupo, no aplicativo WhatsApp, para que esse contato possa ser feito por mensagens de texto, em situações que impeçam os servidores de efetuarem ligações.

Por fim, a Guarda Civil Municipal atua em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Seme) na conscientização de servidores, orientando-os em relação aos procedimentos a serem tomados em ocorrências que apresentem ameaças aos indivíduos da comunidade escolar.

A primeira ação será, nesta sexta-feira (14), com formação voltada para vigias da rede municipal de ensino. Na quinta-feira (20) da semana seguinte, será a vez dos gestores escolares se reunirem com representantes da GCM para debater a segurança nas escolas.

“É importante que a população saiba que os órgãos municipais de segurança estão atentos em relação aos lamentáveis episódios de violência, em escolas do Brasil, e que estamos tomando as medidas cabíveis para que isso não aconteça em nosso município”, afirma  Sebastião de Oliveira Almeida, secretário municipal de Segurança e Trânsito em exercício.