Guarda Civil Municipal reforçará Operação Natal da Polícia Militar

Em dezembro, 41 agentes realizam curso de atualização para mudança de calibre
Foto: Márcia Leal/PMCI

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Cachoeiro de Itapemirim dará apoio à Operação Natal da Polícia Militar no município. A ação visa coibir a ocorrência de crimes, sobretudo, furto e roubo, em um período de maior movimentação nas ruas por conta da comercialização de produtos para o Natal.

Durante o dia, a GCM terá bases com viaturas no Centro e no bairro Guandu. No período noturno, a Guarda realizará rondas preventivas nas áreas próximas de pontos de ônibus da região central da cidade. Além disso, os guardas municipais continuarão monitorando os prédios e equipamentos públicos, o que já está incluindo em suas rotinas de trabalho.

“Esse período pré-Natal requer maior atenção com a segurança pública, por isso, nos colocamos à disposição para dar apoio à Polícia Militar. Também é importante que a população redobre os cuidados ao transitar pelas ruas do município”, afirma o secretário municipal de Segurança, Ruy Guedes.

Curso de atualização

Neste mês de dezembro, 41 guardas participam de um curso de atualização para uso de armas, que lhes permitirá utilizarem armamento com um novo calibre, a pistola .40. Participam das atividades os agentes que cumpriram todos os requisitos do curso de formação funcional realizado em 2018, pela Academia de Polícia Civil do Espírito Santo (Acadepol-ES), e receberam o porte de arma da Polícia Federal (PF).

Os agentes estão divididos em duas turmas, recebem aulas práticas e teóricos em dias alternados. Uma atividade sobre abordagem policial deverá acontecer na próxima segunda-feira (21), com as duas turmas, no Parque de Exposições do Aeroporto. A formatura do curso está prevista para acontecer no dia 23 de dezembro.

“Em fevereiro deste ano, conseguimos superar um impasse jurídico de mais de uma década com a volta do armamento para a Guarda e continuamos investindo, cada mais, na formação profissional e nas condições de trabalho dos nossos agentes”, destaca o prefeito Victor Coelho.