Prevenção primária

Guarda Mirim oferece 200 vagas para aulas de teatro, dança, música e futsal

Participantes também recebem orientações sobre temas como cidadania, educação no trânsito e prevenção contra vícios
Foto: Márcia Leal/PMCI

Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Segurança (Semseg) de Cachoeiro, o projeto Guarda Mirim abriu 200 vagas para estudantes de 8 a 16 anos que queiram participar de aulas de teatro, música (instrumental e canto coral), dança e futsal que oferece, gratuitamente, no contraturno escolar.

As inscrições devem ser feitas até o dia 27 deste mês, na sede da Guarda Civil Municipal (GCM), que fica na rua Jubert Alves Ayub, na Ilha da Luz (próxima ao Pavilhão de Eventos). O atendimento para o cadastro é feito de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 16h30.

Para se inscrever, o interessado deve estar acompanhado do responsável e levar cópia da certidão de nascimento, cópia do comprovante de residência (água, luz ou telefone), declaração escolar, uma foto 3×4 e uma cópia da carteira de identidade do responsável.

As vagas são destinadas a alunos das redes públicas e privada, de ambos os sexos. As aulas serão oferecidas apenas no turno vespertino, nas terças e quintas, na Ilha da Luz.

Os participantes das oficinas de música instrumental terão a oportunidade de ingressar na banda marcial da Guarda Mirim, criada no ano passado.

Atividades também nas escolas

Paralelamente, o projeto realizará atividades em quatro escolas municipais, nos dois turnos, com 100 vagas para cada instituição. Serão aulas de futsal, teatro, dança e música. As unidades de ensino contempladas serão definidas nesta semana.

Além dessas atividades culturais e recreativas, todos os participantes do projeto recebem orientações sobre temas como exercício da cidadania, educação no trânsito, prevenção contra vícios, ética, solidariedade e preservação ambiental.

“A Guarda Mirim é uma iniciativa que vem sendo desenvolvida com êxito, nos últimos anos, pela Guarda Civil Municipal de Cachoeiro, contribuindo para a prevenção da violência entre crianças e jovens. Não à toa, tornou-se referência para municípios da nossa região que desejam implantar projetos similares”, ressalta o secretário municipal de Segurança, Ruy Guedes Barbosa.