Fiscalização

Guarda Municipal atendeu 150 ocorrências por descumprimento de decreto

No sábado (21), foram 101 e, no domingo (22), 49
Foto: Divulgação/PMCI

No fim de semana, a Guarda Civil Municipal (GCM) de Cachoeiro atendeu a 150 ocorrências relacionadas a estabelecimentos comerciais que descumpriam o decreto municipal que determina a suspensão temporária dessas atividades como medida de contenção do coronavírus. No sábado (21), foram 101 e, no domingo (22), 49.

Parte das ocorrências resultou de flagrantes feitos pelas guarnições que acompanham os carros de som da Prefeitura que percorrem bairros e distritos veiculando a mensagem que pede que a população evite sair às ruas. As demais se deram a partir de atendimento de denúncias recebidas pelo telefone 190, do Ciodes.

“Em 98% dos casos, tratava-se de bares. Os guardas municipais abordam os proprietários e solicitam o fechamento dos estabelecimentos, com base no decreto. Eles também esclarecem que quem insiste em descumprir a determinação está sujeito à cassação do alvará de funcionamento”, salienta o secretário de Segurança de Cachoeiro, Ruy Guedes.

Canais para denúncia

A população de Cachoeiro pode ajudar a fazer com que os estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços cumpram a determinação de paralisar, temporariamente, suas atividades, reduzindo os riscos de transmissão da covid-19.

Para denunciar os que continuem abertos, os moradores devem ligar para o número 190 (Ciodes) ou acionar a Ouvidoria Geral do Município pelo telefone (28) 98814-3357 (ligações e WhatsApp) e pelo portal www.cachoeiro.es.gov.br (clique, sequencialmente, em: “Ouvidoria”, “Ouvidoria Geral” e “Denúncia”).