Guarda Municipal de Cachoeiro agora conta com pistolas elétricas

Para poder usar o equipamento, guardas passaram por treinamento

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Cachoeiro agora conta com reforço de armas não letais. O prefeito Victor Coelho entregou 20 pistolas elétricas à corporação, em solenidade promovida nesta quinta-feira (28), no auditório da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), na Ilha da Luz, com a presença de autoridades do município.

O equipamento começa a ser utilizado pela corporação já neste fim de semana, no esquema especial de segurança para a programação do Carnaval 2019 de Cachoeiro, que será promovida na Praça de Fátima, pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult), de sábado (2) a terça (5).

Durante o curso para a emissão do porte de armas de fogo, no ano passado, os guardas municipais de Cachoeiro passaram, em abril, por treinamento de disparos não letais, ministrado por Dilson Vicente Nunes e Carlos Malvino Pereira Lyra, instrutores da Academia de Polícia Civil (Acadepol).

“Quando assumimos a gestão do muncípio, encontramos uma Guarda Municipal desmotivada e pouco valorizada pelos cidadãos. Mas, logo no início do nosso governo, diante da crise na segurança pública capixaba, a população teve a oportunidade de conhecer a força da nossa corporação, na qual, desde então, temos investido pesadamente. Estamos, por exemplo, perto de finalizar a questão do armamento da Guarda”, salientou Victor Coelho, na cerimônia de entrega dos dispositivos.

“Para mim, é uma experiência gratificante trabalhar para esta gestão, que, desde 2017, vem fazendo uma série de investimentos na Guarda Municipal, uma organização fundamental para Cachoeiro. De lá para cá, dentre outras benfeitorias, já foram entregues dez viaturas, realizamos o curso para o porte de armas, que está em vias de ser liberado, e adquirimos equipamentos como bastões retráteis e coletes refletivos. E estamos prestes a adquirir outros, como espargidores de pimenta, algemas e lanternas táticas”, destacou o secretário Guedes.

“Em nome da Polícia Militar, estamos aqui para parabenizar à prefeitura pelo empenho empregado na segurança pública local. É importante ressaltar que as guardas municipais têm sido nosso grande auxílio, e, nesse sentido, observamos a Guarda Municipal de Cachoeiro cada vez melhor, cada vez mais preparada, o que, para nós, é uma grande satisfação. De nossa parte, vamos somar esforços”, acrescentou o comandante do CPO-Sul, coronel Alessandro Marin.

Sobre a pistola elétrica

A pistola elétrica só será usada pelos guardas municipais em casos de iminente perigo de lesão, morte ou legítima defesa, para incapacitar temporariamente um indivíduo.

Seu disparo, por meio de dois dardos, é capaz de neutralizar a uma distância de seis metros. A corrente elétrica é cortada após cinco segundos do momento do uso. A arma tem mira laser e dispositivo de dupla ação, que evita o acionamento acidental.  Também possui memória digital e porta USB para captura de dados armazenados.