Guarda Municipal inicia curso para voltar a usar arma

Formação tem 28 disciplinas diversas e deverá durar cerca de três meses

Com um Teatro Municipal Rubem Braga lotado, foi realizada na manhã desta sexta-feira (16) a aula inaugural do curso que permitirá o armamento da Guarda Civil Municipal (GCM) de Cachoeiro. O evento, aberto ao público, marcou o início da formação, cujas atividades acontecerão na Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas de Cachoeiro (Faccaci) a partir desta segunda (19).

O prefeito Victor Coelho, o vice Jonas Nogueira e outras autoridades municipais estiveram presentes, e a aula foi ministrada pelo secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, André Garcia. Também participaram o chefe de Polícia Civil do Espírito Santo, delegado Guilherme Daré de Lima, o diretor da Academia de Polícia Civil (Acadepol, responsável pelo curso), delegado Joel Lyrio Júnior, e diversos outros representantes regionais das polícias Militar e Civil e do Poder Judiciário.

Em seu pronunciamento, o prefeito relembrou a crise na segurança pública do Espírito Santo ocorrida há um ano, e destacou o papel da Guarda Municipal no episódio. “A Guarda sempre esteve presente, e naquele momento isso ficou ainda mais evidente. Desde o ano passado, tomamos todas as medidas necessárias para que os guardas ficassem armados de forma definitiva. Hoje, estamos colhendo os frutos plantados”, afirmou.

O secretário municipal de Segurança e Trânsito, Ruy Guedes Júnior, também celebrou o início do curso após um longo impasse. “É um dia muito importante. Vamos dar um fim a um processo de dez anos. E não se trata apenas de um treinamento de tiro, mas sim uma formação completa e continuada. A sociedade está sempre se renovando, e por isso a Guarda precisa ser constantemente qualificada”, disse.

Guarda Civil há 17 anos, o gerente da Inspetoria de Segurança da GCM, Marcelo Garcia Brum, também saudou a realização da capacitação. “A Guarda já é totalmente qualificada, mas agora estamos atendendo à demanda judicial por regularização. A requalificação anual está estabelecida em lei, e as disciplinas ministradas no curso serão muito importantes para o nosso aprimoramento”, destacou.

A aula

A aula ministrada pelo secretário estadual André Garcia teve como tema “Segurança Pública no Brasil: reflexões e perspectivas”. Entre os pontos abordados estiveram questões relacionadas a direitos e deveres sociais, financiamento das forças de segurança e desafios da área no geral.

“Não há segurança pública que não passe pela municipalidade, e a participação da sociedade também é primordial. Isso não quer dizer que o Estado deve se isentar de suas responsabilidades, mas que todos tem o seu papel. Também devemos nos desvencilhar do ‘mais do mesmo’, sempre achando que os problemas da segurança se resumem a falta de armamentos, viatura e efetivo”, defendeu em um dos momentos de sua fala.

O curso

O curso direcionado à Guarda Civil Municipal tem uma duração total de 550 horas-aula (cerca de três meses) e inclui 28 disciplinas, com temas como ética e legislação, conduta em viaturas, manuseio de armas leves, atividades sociopedagógicas de prevenção, espaço público e atuação junto à comunidade, direito penal, dentre outras.

A realização foi possibilitada pela assinatura de um convênio entre o governo do Estado e a prefeitura de Cachoeiro, em dezembro, no Palácio Anchieta, em Vitória. A Faccaci disponibilizará o espaço das aulas e a Associação Comercial Industrial e de Serviços de Cachoeiro de Itapemirim (Acisci) vai custear a hospedagem dos instrutores que virão de Vitória.

“Nós assumimos o compromisso em dar apoio em função do que aconteceu ao comércio de Cachoeiro no período da crise da segurança no ano passado, e estamos muito felizes em poder contribuir para este momento”, comentou Pedro Sandrini, presidente da Acisci.

Paralelamente, a prefeitura deu inicío aos procedimentos para firmar convênio com a Polícia Federal, visando a emissão dos portes de arma de fogo, de forma a atender toda a norma legal para a Guarda Municipal andar armada.