Guarda Municipal reforça Operação Natal da PM

Central de Videomonitoramento (foto) auxiliará na vigilância das áreas de comércio

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Cachoeiro inicia nesta sexta-feira (15) a sua atuação na Operação Natal da Polícia Militar. Sessenta e um agentes e recursos da corporação serão mobilizados para o reforço da segurança nas áreas de maior concentração de comércio do município.

A Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) está reforçando a segurança na Grande Vitória e em municípios do interior com 2.450 policiais por dia no período natalino. Em Cachoeiro, além dos agentes, a Guarda também contribuirá na vigilância com a Central de Videomonitoramento, que opera 40 câmeras instaladas em locais estratégicos do município.

Além disso, a Secretaria Municipal de Defesa Social (Semdef) preparou um panfleto apresentando oito medidas de segurança básicas a serem tomadas, o qual será distribuído pelos agentes de segurança nos locais de maior movimentação.

As orientações incluem: evitar fazer compras sozinho; dar preferência ao pagamento com cheque ou cartão; evitar usar celular na hora das compras; não retirar carteira em público; transportar bolsas, sacolas e carteiras à frente do corpo; evitar ocupar as duas mãos com bolsas e sacolas; ter cuidado com aproximação de estranhos; e evitar deixar objetos à mostra em carros estacionados.

“A segurança na hora de fazer as compras de Natal depende de um esforço conjunto de todos os agentes de segurança e também da contribuição dos consumidores, que devem tomar as precauções necessárias”, ressalta o secretário municipal de Defesa Social, Ruy Guedes.