Guardas começam na terça (9) trabalho com o projeto Vidda

Os detalhes foram acertados durante reunião nesta semana

Na manhã desta sexta-feira (4), o comando da Guarda Civil Municipal de Cachoeiro, na Ilha da Luz, recebeu a visita dos coordenadores do projeto Vidda, lançado no mês passado para desenvolver atividades em prol da saúde física e mental dos servidores.

O conselheiro terapêutico Ivan Moreira e a psicóloga Penha Mancine foram recepcionados pelo subsecretário de Defesa Social, Athos Alves, e ficou agendado o início do trabalho do projeto, com os agentes da Guarda, para a próxima terça-feira (9).

A estreia com os agentes e os encontros semanais a partir daí serão também no comando da corporação. As primeiras semanas terão atividade em grupo, e serão agendadas paralelamente as individuais, de acordo com a demanda dentro da especialidade dos atendentes, incluindo atendimento médico.

Alves destaca o benefício que o Vidda traz aos projetos desenvolvidos hoje pela Guarda Civil Municipal, que lidam mais diretamente com a parte psicológica dos moradores, como o Ronda de Apoio à Família (Rafa), a Guarda Mirim e o Ronda de Prevenção Escolar (Rope)

“Nossos agentes terão com essa atividade a oportunidade de melhorar o relacionamento interno ao mesmo tempo em que ganham mais conhecimento sobre a parte psicológica do trabalho junto à comunidade”, avalia.

Na próxima quarta-feira (10), a coordenação do Vidda promove uma palestra com os agentes do Departamento de Trânsito do município. O trabalho será feito durante toda a manhã, no auditório do Centro de Manutenção Urbana (CMU), no bairro São Geraldo.

Foi lá que o projeto foi lançado em Cachoeiro, no último dia 20, com a presença do prefeito Victor Coelho, de secretários municipais e de vereadores, além de diversos servidores. A proposta é desenvolver atividades ligadas à saúde e à qualidade de vida dos servidores, além do cuidado com a segurança no trabalho.