Notícias

Guardas municipais mais capacitados para atender mulheres vítimas de violência

Eles realizam o trabalho de visitas tranquilizadoras, para que vítimas se sintam mais seguras

A Guarda Civil Municipal de Cachoeiro está mais capacitada a realizar atendimento a mulheres vítimas de violência de gênero. A corporação participou, com a Polícia Militar, de um curso sobre a Lei Maria da Penha, com o objetivo de discutir temas relacionados que possam ajudar os agentes no trabalho de visitas tranquilizadoras a vítimas.

O curso ocorreu na última quinta (22), no auditório da Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas de Cachoeiro (Facacci), ministrado por servidores da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).

O evento contou também contou com orientações repassadas pela equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e da Delegacia de Atendimento à Mulher (DAM) de Cachoeiro.

Foram abordados aspectos gerais sobre a Lei Maria da Penha, os projetos do estado voltados à lei, o trabalho realizado pelo Creas, como funciona a Casa de Abrigo Estadual Maria Cândida, o serviço realizado pela delegacia da mulher, o ciclo de atendimento da patrulha Maria da Penha realizado pela Polícia Militar e a lei 10.585 (art. 3 e 5) que trata das visitas tranquilizadoras.

O curso vai ao encontro dos projetos da guarda, que desenvolve a Ronda de Apoio à Família (Rafa). “Por meio desse projeto, mulheres vítimas de violência de gênero são atendidas com visitas tranquilizadoras, para que se sintam mais seguras. São pessoas encaminhadas pela Justiça e que procuram diretamente os agentes, na tentativa de se sentirem mais fortalecidas no rompimento de laços com agressores. Desenvolvido há cerca de um ano e meio, o trabalho atende cerca de 50 pessoas”, destaca Denise Marçal, coordenadora da Rafa.