Mudança de calibre

Guardas municipais realizam curso de atualização para manuseio de armas

Formação tem aulas práticas e instruções teóricas sobre pistola .40
Foto: Márcia Leal/PMCI

Agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Cachoeiro de Itapemirim iniciaram, neste fim de semana, as aulas práticas do curso de atualização para uso de armas. As aulas permitirão aos guardas utilizarem armamento com novo calibre, a pistola .40, e deverão seguir até o dia 21 de dezembro.

Participam da atualização 41 guardas que concluíram todos os requisitos do curso de formação funcional realizado em 2018, pela Academia de Polícia Civil do Espírito Santo (Acadepol-ES), e receberam o porte de arma da Polícia Federal (PF). O curso é ministrado por um instrutor credenciado junto à PF.

Além do treinamento prático, os agentes também recebem instruções teóricas relacionadas ao manuseio das armas, técnicas de abordagem e gerenciamento de crises.

Nesta semana, estão previstas mais aulas práticas em um clube de tiro da cidade, de quarta (9) a sexta-feira (11), sempre de 7h às 11h30 e de 13h às 19h, sendo que os participantes estão divididos em duas turmas.

“A Guarda Civil Municipal tem um papel fundamental nas ações de segurança pública em Cachoeiro. Por isso, buscamos o aperfeiçoamento constante desses profissionais e de suas condições de trabalho”, destaca o secretário municipal de Segurança, Ruy Guedes.

Retorno do armamento

Após um impasse de mais de uma década, em fevereiro deste ano, a Guarda Civil Municipal de Cachoeiro pode voltar a portar armas de fogo. Além de retomarem os 49 revólveres e três carabinas que estavam retidos no 9º Batalhão de Polícia Militar, a GCM recebeu doação de 41 pistolas .40 da PM.