Notícias

Guardas participam de seminário com equipe do Japão

Nesta terça-feira (28), três agentes da Guarda Civil Municipal de Cachoeiro encerram participação no V Seminário Internacional de Polícia Comunitária, promovido na capital do estado com base no sistema japonês Koban.

A policial Hisami Ohashi, perita da polícia nacional do Japão, ministrou uma das palestras, com foco nos resultados e métodos do sistema no sentido de aproximar a comunidades das ações em segurança pública.

Participaram do seminário, com duração de dois dias, guardas civis de outros municípios capixabas e policiais militares de Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná e São Paulo. A GCM de Cachoeiro foi representada pelo gerente operacional Corrêa, o gerente de Videomonitoramento, Sérgio, e o coordenador do Ciodes/Sul, Heraldo.

No ano passado, os guardas de Cachoeiro passaram por curso de polícia comunitária, promovido no 9º Batalhão da PM.

Recentemente, policiais militares do estado estiveram no Japão para companhar a experiência do sistema Koban. Um dos pontos observados foi o envolvimento da própria família do policial nas atividades na comunidade.

A participação mais ativa dos moradores nos projetos foi apontada pelos palestrantes, em Vitória, como um dos fatores que contribuíram para a queda dos homicídios no Japão.