Homenagem: criado o título de Cachoeirense In memoriam

O decreto que cria a honraria será publicado nesta sexta-feira (24)

Uma nova homenagem fará parte dos festejos do Dia de Cachoeiro a partir deste ano. É o título de Cachoeirense In memoriam, que será concedido a personalidades cachoeirenses falecidas, que tenham obtido reconhecimento notório em sua área de atuação ou atividades, contribuindo, durante sua vida, para o destaque do município no cenário nacional ou internacional.

O decreto que cria a honraria será publicado nesta sexta-feira (24). O título será concedido, anualmente, por meio de ato do chefe do Executivo Municipal, e entregue aos familiares do homenageado, na programação da festa da cidade, em junho.

“Newton Braga teve a nobreza de incluir na programação da Festa de Cachoeiro a entrega do título de Cachoeirense Ausente nº 1, que abriu caminho para outras homenagens que são feitas até hoje durante os festejos do município. Entretanto, mesmo com tantos cidadãos já homenageados, temos muitas pessoas da nossa cidade que não tiveram a oportunidade de receber as honrarias enquanto estavam entre nós. Diante disso, surgiu a ideia de criamos uma homenagem exclusiva, que será entregue às famílias, para registrar estes nomes entre os homenageados das festas de Cachoeiro. É mais uma forma de reconhecer a história que cada um construiu e mostrar que valorizamos a nossa cultura e a nossa gente”, disse o prefeito Victor Coelho.

Neste ano, como será a primeira vez que o município concederá o título, serão homenageados cidadãos ilustres falecidos no período de 1944 – quando teve início a tradição do Cachoeirense Ausente – a 2018.

A relação de homenageados, que será divulgada nos próximos dias, foi elaborada a partir de pesquisas feitas em documentos históricos, de forma conjunta, pelo Arquivo Público Municipal de Cultura – Sala Evandro Moreira, Academia Cachoeirense de Letras e Instituto Histórico e Geográfico do município.