Homenagens marcam abertura da Semana do Trânsito em Cachoeiro

A cerimônia foi realizada na Câmara Municipal, nesta quarta (18)

As atividades da Semana Nacional de Trânsito em Cachoeiro foram iniciadas com homenagens a motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres conscientes, na manhã desta quarta-feira (18), no plenário da Câmara Municipal.

A abertura reuniu cerca de 115 pessoas, entre autoridades, familiares dos homenageados e representantes do Tiro de Guerra e da Guarda Mirim. A programação, que segue até o próximo dia 25, é promovida pela Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (Semset) com o objetivo de estimular, na sociedade, atitudes e valores que devem ser adotados no trânsito para prevenir acidentes e tornar a rua mais segura para todos. O tema da campanha deste ano é “No trânsito, o sentido é a vida”.

A mesa de autoridades no evento de abertura foi composta pelo secretário de Segurança e Trânsito, Ruy Guedes; Major Palaoro, do 9º Batalhão da Polícia Militar; Major Siwany, do Corpo de Bombeiros; Inácio Daroz, coordenador da Defesa Civil e representantes da Câmara.

Foram homenageados 25 motoristas, 20 motociclistas, 15 pedestres e cinco ciclistas. De acordo com o gerente de Educação de Trânsito da Semset, Paulo Bento, os cidadãos que foram homenageados são pessoas que contribuem para um trânsito melhor.

Os motoristas e motociclistas foram escolhidos a partir de uma consulta realizada no site do Detran, onde é possível identificar multas, e os homenageados estavam com os prontuários zerados, o que significa nenhuma infração desde 2018.

Os ciclistas foram selecionados entre participantes de grupos de pedalada noturna, enquanto os pedestres escolhidos foram alunos da escola Liceu Muniz Freire, membros da equipe Amiga Solidária, da Igreja Batista do Aquidaban, do departamento feminino da maçonaria (5º Distrito) e do grupo Amigas da Melhor Idade, da comunidade São Judas Tadeu.

“Eu me dedico bastante no trânsito porque eu me preocupo com as pessoas que eu transporto e as que estão ao meu redor, também. Acredito que se cada um fizer sua parte, podemos ter um trânsito melhor para todos. Receber a homenagem foi muito gratificante, pois significa que meu trabalho foi reconhecido. Então, temos que continuar agindo certo e nos dedicando cada vez mais”, afirma Julio Cezar Bertonceli, motorista profissional homenageado.

“A cerimônia marcou o início da nossa programação da Semana Nacional do Trânsito, que visa conscientizar todas as partes envolvidas no trânsito de Cachoeiro das responsabilidades de cada um. No evento de hoje, o objetivo foi parabenizar e certificar os condutores e pedestres conscientes que fazem a sua parte para que possamos ter um trânsito mais seguro em nossa cidade”, explica o secretário municipal de Segurança e Trânsito, Ruy Guedes.

Programação

As atividades seguem nesta quinta-feira (19), com panfletagem com orientações de segurança nas principais vias do Centro de Cachoeiro, e na sexta (2), acontecerá uma palestra de direção defensiva para os motoristas da prefeitura. Na segunda-feira (23), haverá uma simulação de resgate de vítimas de acidentes, realizada pelo Corpo de Bombeiros, às 10h, na Praça Jerônimo Monteiro. As ações continuam na terça-feira (24), com palestra sobre trânsito no colégio Ipê, e na quarta (25), para encerrar, será realizada uma palestra sobre segurança no trânsito, às 8h e às 14h, na Câmara Municipal, para vereadores, funcionários e familiares.