Primeira dose

Idosos a partir de 80 anos já podem se vacinar contra Covid-19 em Cachoeiro

Imunizante está disponível em 24 salas de vacina do município
Foto: Márcia Leal/PMCI

Chegou a vez dos idosos de 80 a 84 anos se vacinarem contra a Covid-19 em Cachoeiro. A vacinação para essa faixa etária começou na tarde desta segunda-feira (1), na Policlínica Municipal “Bolívar de Abreu”, no bairro Santo Antônio.

Maria da Penha Silva Gomes, de 83 anos, foi uma das primeiras a garantir a primeira dose do imunizante.

“A sensação de tomar a vacina foi maravilhosa. Eu estava esperando por esse momento há muito tempo. Se vacinar é muito importante e não dói. Recomendo que todos que estão nesta idade venham também”, afirma.

Também feliz com a vacinação, Esmeralda Manzoli da Silva, de 83 anos, fez questão de ressaltar: “Mesmo depois da imunização, vou continuar tomando os cuidados necessários”.

“Eu estava na expectativa de receber a vacina, porque nos traz esperança de que dias melhores virão. Mesmo assim, continuarei seguindo o isolamento corretamente”, endossou Marlene da Silva Malini, de 82 anos.

A partir desta terça (2), os idosos a partir de 80 anos também podem procurar, além da Policlínica Municipal, as unidades básicas de saúde (UBS) com sala de vacina para receberem a primeira dose. O atendimento é feito das 8h às 16h.

Para vacinar, é necessário apresentar o cartão de vacinas, cartão do SUS ou CPF. É recomendável que o idoso esteja com um acompanhante.

A Secretaria Municipal de Saúde ressalta que, no caso de idosos acamados ou em outras condições que impossibilitem a ida às salas de vacina, os familiares ou responsáveis devem entrar em contato com a unidade de saúde de referência, para que a equipe agende o atendimento domiciliar.

“É muito importante que os acompanhantes e responsáveis levem os idosos para receber a vacina na UBS mais próxima ou na Policlínica Bolívar de Abreu. Reforço para que, caso tenham idosos acamados em casa, não deixem de fazer contato com a unidade de saúde para que eles sejam atendidos. É essencial que todos sejam imunizados”, frisa o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.

Salas de vacina de Cachoeiro
UBS Aquidaban
UBS Aeroporto
UBS IBC