Novo espaço

Imóvel no bairro Basileia está sendo reformado para abrigar nova Unidade Básica de Saúde

Espaço fica localizado na rua Pedro Estellita Herkenhoff
Foto: Márcia Leal/PMCI

Cachoeiro de Itapemirim ganhará, em breve, uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS), dessa vez, no bairro Basiléia. As obras já estão em andamento, em imóvel na rua Pedro Estellita Herkenhoff, 153, cedido pela associação de moradores do bairro.

A reforma para abrigar a nova estrutura de atendimento básico em saúde é fruto de um convênio entre a Prefeitura e a Faculdade Multivix, que é responsável pela execução das obras, previstas para serem concluídas em até quatro meses.

A gestão municipal ficará a cargo de equipar a estrutura e disponibilizar profissionais, que atuarão em conjunto com residentes dos cursos de medicina e odontologia da Multivix.

A unidade contará com recepção; salas de vacinação, triagem e enfermagem; consultórios médico e odontológico; espaço para agentes comunitários de saúde; além de um auditório para ações educativas.

Na manhã desta quarta-feira (28), o prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho, e o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler, estiveram presentes no local da obra para acompanhar o andamento dos serviços.

“Essa nova Unidade Básica de Saúde será importantíssima para reorganizarmos os atendimentos na região do bairro Basiléia e oferecermos um melhor serviço aos moradores locais”, afirma o secretário.

“Estamos concluindo o ano de 2022 da mesma forma que começamos: fortalecendo a rede municipal de saúde. Essa é mais uma importante parceria com a Faculdade Multivix, que tem nos ajudado a melhorar a qualidade do atendimento básico no município”, destacou o prefeito.

Outras parcerias com a Multivix na saúde

A nova UBS, no bairro Basileia, é mais uma parceria entre a Prefeitura de Cachoeiro e a Faculdade Multivix. Neste ano, a cooperação entre a gestão municipal e a instituição de ensino superior, que utiliza os espaços públicos para residências e pesquisas, já rendeu bons frutos para o município, como a Casa Rosa, a UBS do Ferroviários — atualmente em obras —, e o novo Centro de Especialidades Odontológicas.

Neste ano, também foi firmada uma parceria para que médicos residentes possam atuar em unidades da rede de saúde do município, a partir de 2023, ampliando a oferta de atendimento médico à população.

O convênio foi assinado com Multivix e o Instituto de Desenvolvimento Sustentável, Educação, Gestão e Saúde (Ideges), que vai abrir um programa de residência médica em Medicina de Família e Comunidade na cidade no ano que vem.