Implantação de sistema mais moderno e eficiente gera redução de gastos públicos

Servidores de RH de quatro secretarias receberam treinamento esta semana para iniciar migração

A prefeitura de Cachoeiro está implantando um novo sistema integrado para armazenamento de documentos e informações da gestão pública. Servidores da área de recursos humanos das secretarias municipais de Administração (Semad), Educação (Seme) e Saúde (Semus), além da área técnica da secretaria de Fazenda (Semfa), iniciaram treinamento na segunda-feira (8) com profissionais da E&L Produções de Sofware LTDA, empresa locatária. E, a partir desta quinta-feira (11), será realizado o trabalho de migração de dados do antigo sistema.

A expectativa é de que a nova tecnologia dê mais praticidade e agilidade aos procedimentos burocráticos da administração municipal relativos a contabilidade, folha de pagamento, recursos humanos, reunião de dados sobre patrimônio e almoxarifado, prestação de contas a órgãos de controle, entre outros.

O novo sistema também é mais barato. O preço da locação dos serviços por quatro anos junto à E&L, que foi contratada por meio de licitação, é aproximadamente 50% menor do que o acordado com a empresa anterior, gerando uma economia de cerca de R$ 2 milhões.

Com a implantação desse novo sistema integrado, algumas atualizações administrativas, como adicional de servidor por tempo de serviço, poderão ser feitas de forma automática. Também há maior praticidade na navegação, com informações mais visíveis e concentradas em poucas “janelas”.

Além disso, a nova empresa é capixaba e está presente em 90% dos municípios do estado, o que facilita na solicitação de algum tipo de mudança decorrente de alterações na legislação municipal ou manutenções tecnológicas -a empresa anterior era do Mato Grosso.

“É um sistema todo integrado e permite que algumas rotinas, que antes poderiam tomar uma semana de trabalho dos servidores, sejam resolvidas de imediato”, destaca o secretário municipal de Administração, Ramom Gobetti.

Todo o processo de transição é acompanhado presencialmente na Semad por dois técnicos da empresa. Outros profissionais da empresa darão suporte especial à Secretaria de Fazenda e demais módulos neste momento crucial de implantação.

Para abril, está previsto um novo treinamento dos servidores de RH direcionado exclusivamente ao Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial). A plataforma será utilizada para transmitir ao Governo Federal, de forma unificada, as informações relativas aos trabalhadores, como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS.