Infraestrutura: R$ 5 milhões em obras para o bairro Gilson Carone

Mais de 20 ruas serão contempladas com serviços como drenagem e pavimentação

O bairro Gilson Carone vai ganhar um conjunto de obras de urbanização, com valor total superior a R$ 5 milhões. Os serviços, que contemplarão mais de 20 ruas, serão executados em duas etapas, tendo a primeira delas início previsto para este mês de agosto.

Nesta primeira etapa, o investimento será de R$ 4.123.908,97. Dezenove ruas receberão drenagem e pavimentação – com asfalto ou blocos de concreto intertravados.

São as seguintes: Marcolina Alves, Agnelo Reis, trechos da Eugênio Porcato, Geraldo Ambrósio, Izidoro, trechos da Elza Souza Machado, Idalina Bologonini Lima, Custódio Noenta, Djalma Carlos de Oliveira, Nilton da Silva, Nair Souza Silva, João Marques de Oliveira, João de Souza, Nataliel Marcos, Welington Santos Pinto, Dalva Melo Santana, Beco 01 da rua Idalina Bologonini Lima e Beco 02 entre a rua Dalva Santana e o Córrego.

Também faz parte dessa etapa a construção de 13 muros de contenção e três escadarias.

“Homologamos nesta semana o resultado do processo licitatório para contratação da empresa que executará esses serviços. Nossa previsão é autorizar o início deles até o fim deste mês”, destaca o secretário de Obras, José Santiago de Lima.

Segunda etapa

Na segunda etapa, outras cinco ruas na região serão contempladas com obras de drenagem e pavimentação, orçadas em R$ 1,1 milhão. São elas a José Olímpio Gomes, Justino Francisco dos Santos, Francisco Rodrigues Almago, Geraldo Ambrósio e Projetada. De acordo com a Secretaria de Obras, a licitação desses serviços está na fase de habilitação de empresas.

O secretário José Santiago destaca que o conjunto de benfeitorias para o bairro resulta do empenho da gestão municipal em atender as solicitações da comunidade feitas ao poder público, muitas delas encaminhadas via Ouvidoria Geral do Município.

“Vamos transformar o Gilson Carone em um grande canteiro de obras. É um dos nossos bairros mais populosos e que mais sofrem com deficiência em infraestrutura. Trata-se de um investimento muito abrangente, que garantirá aos moradores melhorias em mobilidade, segurança e estabilidade nas áreas de encosta e eliminação de pontos de alagamento, lama e riscos de deslizamento em dias de chuva, entre outros transtornos. Em resumo, levaremos mais dignidade e qualidade de vida àquela região”, pontua.

Preparativos

Santiago ressalta que, embora a ordem de serviço da primeira etapa das obras esteja programada ainda para este mês, é importante que a comunidade considere a fase dos preparativos necessários para o efetivo início das intervenções.

“Após a autorização dada pela prefeitura para começo dos serviços, a empresa contratada precisa se estabelecer no local e se organizar para executar a obra. Então, é natural, por essas questões de logística, que a autorização não seja imediatamente precedida da obra propriamente dita, que os moradores tanto aguardam. E isso não quer dizer que os trabalhos não tenham começado. Há essa etapa preliminar, um intervalo para preparação, próprio das obras desse porte”, explica.