Nesta segunda (10)

Iniciada campanha nacional de vacinação contra o sarampo

Campanha segue até 13 de março; em Cachoeiro, vacina está disponível no PPG e em 29 unidades básicas
Foto: Márcia Leal/PMCI

Nesta segunda-feira (10), foi iniciada a campanha nacional de vacinação contra o sarampo em todo país, a qual se estenderá até o dia 13 de março. A ação, seletiva, tem como público-alvo crianças e jovens 5 a 19 anos, conforme definido pelo Ministério da Saúde. No entanto, só poderão tomar a vacina as pessoas que não receberam nenhuma ou apenas uma dose da vacina tríplice ou tetra viral, ou, ainda, aquelas que não sabem se seu esquema vacinal está completo.

Em Cachoeiro de Itapemirim, as doses estão disponíveis no Centro de Saúde Paulo Pereira Gomes (PPG), localizado no bairro Baiminas, que abriga, temporariamente, os serviços da sala de vacinas do Centro Municipal de Saúde Bolívar de Abreu (em reforma). A população também pode procurar todas unidades de saúde do município que tenham sala de vacina para receber a dose (confira abaixo). O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.

“A vacinação é a maneira mais eficiente de prevenção de doenças como o sarampo. Por isso, reforçamos o pedido para comparecimento do público-alvo, de forma a se prevenir contra a patologia”, ressalta a secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho.

Sarampo

O sarampo é uma doença infectocontagiosa causada por um vírus. É uma das principais doenças responsáveis pela mortalidade infantil em países subdesenvolvidos. Altamente contagioso, é transmitido diretamente de pessoa a pessoa, por meio das secreções do nariz e da boca expelidas pelo doente ao tossir, respirar ou falar. Seus sintomas incluem febre e manchas avermelhadas no corpo, coceira, mal-estar geral e falta de apetite.

Reforço de vacina contra febre amarela, HPV e Meningite C

Também serão intensificadas, durante esta primeira etapa da campanha contra o sarampo, as vacinações contra a febre amarela em crianças de 4 a 7 anos (ou que tenham recebido a primeira dose antes dos 5 anos); contra a HPV, em meninas de 9 a 14 anos e nos garotos, de 11 a 14 anos; e contra a Meningite do tipo C, que será direcionada aos adolescentes na faixa etária de 11 a 14 anos.

Confira os locais de vacinação:
Centro de Saúde Paulo Pereira Gomes (PPG)
UBS de Soturno
UBS de Novo Parque