Solicitação de comerciantes

Início da ampliação da praça Jerônimo Monteiro é remarcado para janeiro

O objetivo é fazer intervenções em um período de menor movimento no Centro da cidade
Foto: Divulgação/PMCI

O início das obras de ampliação da praça Jerônimo Monteiro e requalificação do entorno, previsto para o segundo semestre deste ano, foi remarcado para janeiro de 2022. O adiamento atende a um pedido dos comerciantes de Cachoeiro de Itapemirim junto à Secretaria Municipal Urbanismo, Mobilidade e Cidade Inteligente (Semurb).

“Fizemos uma reunião na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cachoeiro) e os comerciantes argumentaram que seria mais interessante que as obras ocorressem em janeiro, um período de menor movimentação na cidade – e concordamos com o argumento. Estamos sempre em diálogo com a sociedade para encontrar as melhores soluções para o desenvolvimento da nossa cidade”, explica o secretário municipal de Urbanismo Mobilidade e Cidade Inteligente, Alexandro da Vitória.

O projeto prevê obras de requalificação viária e urbanística a serem realizadas no trecho entre a Ponte Municipal Fernando de Abreu e a rua Rui Barbosa (Largo do Banco do Brasil). Ele foi aprovado em maio, em reunião do Conselho do Plano Diretor Municipal (CPDM).

As intervenções incluem: requalificação viária de todo o trecho entre a Ponte Municipal e o Largo do Banco do Brasil; implantação do primeiro trecho do circuito cicloviário da área central; deslocamento e modernização do ponto de ônibus da praça; implantação de vagas de estacionamento em 45 graus; atualização da sinalização viária; implantação do primeiro circuito totalmente acessível da praça; melhoria das condições de trânsito e de segurança viária.

O objetivo do projeto é promover o reordenamento do espaço público dos eixos que concentram comércio e serviços, incluindo rearranjos da circulação em áreas prioritárias, buscando a otimização dos fluxos de pedestres, de ciclistas e do transporte coletivo e privado.

Um dos destaques é a implantação de estruturas de acessibilidade para pessoas com deficiência por todo o trecho, como rampas e faixas elevadas – contribuindo para democratizar a ocupação dos espaços públicos.

Essas intervenções estão incluídas no conjunto das ações prioritárias propostas pelo Plano de Mobilidade Urbana de Cachoeiro de Itapemirim (PlanMob Cachoeiro), para melhoria das condições gerais de circulação, segurança viária, valorização do espaço público e elevação dos níveis de qualidade urbana da cidade.

As obras estão orçadas em R$ 1,5 milhão, e os recursos sairão do Fundo do Plano Diretor Municipal.