Programação inalterada

Início da Exposul RaízES é transferido para esta quinta-feira (2)

Evento será realizado até sábado (2) no Parque de Exposição do Aeroporto
Foto: Márcia Leal/PMCI

O início da Exposul RaízES 2021, que teria sua abertura oficial realizada nesta quarta-feira (1), foi transferido para esta quinta-feira (2) por conta das fortes chuvas em Cachoeiro de Itapemirim. O evento será realizado no Parque de Exposição do bairro Aeroporto, até o próximo sábado (4). Apesar da alteração na abertura, a programação seguirá normalmente, sem alterações.

Contando com atividades diversificadas, o evento será realizado em formato híbrido, com transmissão ao vivo pelo YouTube (canal da ExpoSul Rural) e produção de conteúdos que ficam disponíveis on-line. Serão 28 horas de visitação presencial e 22 horas de transmissão ao vivo, incluindo uma programação técnica de alto nível, gravada direto da Arena Estúdio, baseada em mesas-redondas que reúnem especialistas, produtores rurais e empresários.

Com foco na produção rural capixaba, o evento terá participação de expositores de 23 municípios capixabas e quatro de outros estados, que irão mostrar e comercializar suas delícias, como café, cachaças, cervejas artesanais, doces, comidas típicas e muito mais.

Além disso, estão previstas diversas atividades, como palestras e rodas de conversa sobre temas pertinentes à agroindústria; apresentações culturais; atrações recreativas e esportivas; estandes; alimentação, dentre outras. 

Os pequenos animais, que tanto encantam as crianças e adultos, não ficam de fora. É hora de matar a saudade da Fazendinha. Mas tem também os pets, como cães e gatos, com seus acessórios e opções de serviços de saúde e estética, até os bichos exóticos que despertam a curiosidade dos visitantes.

“Estamos animados com a realização da Exposul RaízES. A produção rural é muito importante para a economia de Cachoeiro, e a realização de eventos como esse convergem no mesmo sentido, que é valorizar o homem do campo. Estamos aqui para apoiar e incentivar esse setor, que é um dos motores econômicos de nossa região”, afirmou o prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Victor Coelho.

A ExpoSul RaízES é realizada pelo Sindicato Rural e Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, com apoio do Sebrae, Aderes, Governo do Estado, OCB-ES, Sicoob Sul, Selita, BRK Ambiental e outros parceiros.

O evento será aberto ao público das 14h às 22h, na quinta e na sexta-feira. No sábado, das 10h às 22h. A entrada e o estacionamento são gratuitos. Na quarta-feira (1), o evento será totalmente virtual, com transmissão ao vivo. 

Todos os protocolos preventivos contra Covid-19 serão seguidos, como uso de máscaras e disponibilidade de álcool em gel para higienização das mãos. Além disso, todos os expositores estarão com o esquema vacinal atualizado na data do evento.

Prefeitura terá programação especial no evento

A Prefeitura de Cachoeiro, por meio das secretarias municipais, irá disponibilizar ações e serviços nas mais diversas áreas.

A Secretária Municipal de Saúde (Semus), disponibilizará, durante o evento, um ponto de vacinação contra Covid-19, para que o público presente, apto a receber o imunizante, tenha a oportunidade de iniciar ou completar seu esquema vacinal. Para isso, é necessário mostrar documento de identidade, cartão de vacinas e cartão do SUS ou CPF.

Para quem curte uma atividade esportiva, a Secretaria de Esportes, Lazer e Qualidade de Vida (Semesp) estará presente com um estande próprio, voltado para os esportes de aventura.

A solidariedade será lembrada na Exposul RaízES, com a divulgação da campanha “Compartilhe Amor” da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes). Também será possível realizar doações de alimentos não perecíveis e itens de higiene, que serão encaminhados para o Banco de Alimentos da cidade

Durante o evento, a população poderá realizar a solicitação de serviços municipais e abertura de chamados, por meio da Ouvidoria Municipal, que estará presente, realizando, também, uma pesquisa de opinião com os visitantes.

A Sala do Empreendedor, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec), estará presente para dar orientações e realizar atendimentos para formalização de MEI e microcrédito. 

A Secretaria Municipal de Urbanismo, Mobilidade e Cidade Inteligente (Semurb) também estará presente no evento, para divulgar o novo Plano Diretor Municipal (PDM) e realizar uma audiência sobre a futura implementação da tecnologia 5G na região.

Por fim, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult) não ficará de fora da Exposul RaízES: estará apresentando as potencialidades turísticas de Cachoeiro de Itapemirim.

Programação da Exposul Raízes 2021

Quinta-feira (2)

14h – Abertura dos portões ao público (entrada e estacionamento gratuitos)

14h05 – Encontro de Lideranças – Estratégias de aumento de receita e desoneração da máquina pública para desenvolvimento social e econômico

14h45 – Lançamento do APP Ponto Cachoeiro                                                                                                

14h50 – Apresentação do projeto de construção do novo Parque de Exposições (1ª etapa)

15h – Audiência pública sobre implantação da tecnologia 5G para Cachoeiro de Itapemirim, coordenada pela Secretaria de Urbanismo, Mobilidade e Cidade Inteligente (Semurb)

16h – Agroindústrias capixabas – Roda de conversa coordenada por Mário Louzada, presidente do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo – IDAF, com a participação de produtores convidados e do diretor da Mirainox, Claudiomir Vieira. 

18h – “A Gestão faz a diferença”: bate papo dos especialistas com produtores rurais de café assistidos pelo programa AT&G do Senar. Local: Casa do Produtor FAES/Senar/Sindicatos

18h30 – Apresentação cultural 

19h30 – Encerramento da live 

20h – Encerramento das atividades do circuito de esporte rural

22h – Encerramento do dia

Sexta-feira (3)

14h – Abertura dos portões ao público (entrada e estacionamento gratuitos)

14h – Visita oficial das autoridades à feira 

18h – “A gestão faz a diferença”: bate papo dos especialistas com produtores rurais de leite assistidos pelo programa AT&G do Senar. Local: Casa do Produtor FAES/Senar/Sindicatos 

19h – Apresentação cultural 

19h30 – Encerramento da live 

20h – Encerramento das atividades do circuito de esporte rural

 22h – Encerramento do dia

Sábado (4)

10h – Abertura dos portões ao público (entrada e estacionamento gratuitos)

11h – Início da transmissão ao vivo pelo Youtube, com apresentação da jornalista Kátia Quedevez 

11h15 – “Energia da natureza”: roda de conversa sobre energia solar – Local: Seag Arena Estúdio 

13h – “Influencers do Agro”: roda de conversa coordenada pelo Clube Capixaba reunindo influenciadores digitais capixabas que atuam no segmento agro. Local: Seag Arena Estúdio 

15h – “Profissão Barista”: roda de conversa com os profissionais que fazem o elo entre os produtores e os amantes de café, seguida de Homenagem a produtores capixabas campeões em suas categorias. Local: Seag Arena Estúdio 

16h – 1ª Corrida de Aventura Kids, coordenada pela Secretaria de Esportes de Cachoeiro. Local: Pista de Esporte Rural 

18h – “A gestão faz a diferença”: bate papo dos especialistas 

com piscicultores assistidos pelo programa AT&G do Senar. Local: Casa do Produtor FAES/Senar/Sindicatos

19h – Apresentação cultural 

19h30 – Encerramento da live 

20h – Encerramento das atividades do circuito de esporte rural

22h – Encerramento do evento