Estão abertas, em Cachoeiro, as inscrições para profissionais da educação que queiram atuar como assistentes de alfabetização voluntários nas turmas de primeiros e segundos anos do ensino fundamental de escolas públicas municipais, por meio do programa federal Mais Alfabetização.
Podem participar do processo seletivo simplificado profissionais habilitados em Pedagogia, estudantes do curso a partir do terceiro período ou que tenham atuado como assistentes em unidades de ensino reconhecidas.
As inscrições seguem até dia 05 de junho, sendo que a escolha será feita com base em prova de títulos e tempo de serviço, conforme regras previstas na portaria número 620/2019, publicada no Diário Oficial do Município nesta sexta (31).
Ao final do processo, cada assistente contratado receberá um valor, a título de apoio financeiro, para atuar nas unidades de ensino adeptas do programa. Para as escolas de Cachoeiro, que aderiram a uma carga horária de cinco horas mensais por turma, o profissional ou estudante receberá R$ 150.
Para se inscrever, é necessário procurar uma das 25 escolas com vagas disponíveis e levar cópias simples do documento de identidade; do título de eleitor; do comprovante de inscrição no CPF; do comprovante de residência e do documento que comprove a escolarização, com ficha de inscrição, em envelope lacrado na unidade de ensino.
A secretária municipal de Educação, Cristina Lens, explica que o programa do Ministério da Educação (MEC) tem dado uma contribuição importante às escolas. “Tem sido bom, porque favorece a aprendizagem do aluno. Além disso, é um suporte para o professor, que conta com mais uma pessoa para atender aqueles alunos que precisam de mais atenção”, disse.