Até sexta-feira (11)

Inscrições abertas para composição do Conselho de Usuários dos Serviços Públicos

Conselheiros farão acompanhamento e avaliação dos serviços municipais nas diversas áreas, como a educação
Foto: Márcia Leal/PMCI

A Controladoria Geral do Município (CGM) de Cachoeiro de Itapemirim abriu processo de seleção para composição do Conselho de Usuários dos Serviços Públicos Municipais, dedicado ao acompanhamento e avaliação dos serviços prestados pela Prefeitura.

Os interessados em ser membros devem se inscrever até sexta-feira (11), pelo site www.cachoeiro.es.gov.br/inscricaoconselhodeusuario.

Para participar, o candidato precisa ter mais de 18 anos; residir no município; não ser agente público em qualquer instância ou Poder, da Administração direta ou indireta; estar quite com as obrigações eleitorais e possuir experiência ou atuação voluntária na área a ser representada.

Os candidatos podem se inscrever em apenas uma das três áreas de representação dos usuários de serviços públicos municipais no conselho: Academia (área educacional), Setor Produtivo (segmento empresarial) e Terceiro Setor (organizações sem fins lucrativos). Uma comissão vai selecionar os membros.

Informações sobre a documentação necessária para participação e detalhes sobre o processo seletivo podem ser conferidas no edital de chamamento público disponível em www.cachoeiro.es.gov.br/editais.

Atribuições do conselheiro

Os conselheiros do Conselho de Usuários dos Serviços Públicos Municipais têm como atribuições: acompanhar a prestação dos serviços públicos municipais e participar da avaliação deles; propor melhorias; contribuir com a definição de diretrizes para o adequado atendimento ao usuário; além de acompanhar e avaliar a atuação da Ouvidoria Geral do Município e demais Ouvidorias de cada órgão ou entidade prestadora de serviços públicos municipais. As reuniões ordinárias do conselho serão realizadas uma vez ao mês.

Além de três representantes dos usuários dos serviços, o conselho é composto por quatro representantes da administração municipal.

“Esse colegiado que estamos formando terá grande importância no processo de aperfeiçoamento contínuo dos serviços públicos municipais. Os conselheiros atuarão de forma sinérgica com a Ouvidoria Geral do Município para identificar as necessidades e oportunidades de melhoria da prestação e da oferta do atendimento ao cidadão, bem como ajudarão a propor medidas que contribuam para ampliar a eficácia e a eficiência na entrega dos serviços à população”, avalia a controladora geral do município, Mylena Gomes Lopes.