Inscrições abertas para concurso de café conilon de Cachoeiro

Prazo termina no dia 30 deste mês; finalistas serão conhecidos em setembro

Os produtores de café de Cachoeiro de Itapemirim já podem se inscrever para o 7º Concurso de Qualidade e Sustentabilidade de Café Conilon do município, organizado pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Interior (Semai).

As inscrições serão realizadas até o dia 30 deste mês, na sede da Semai, que fica no bairro Independência. Os produtores interessados devem apresentar o Talão de Produtor Rural atualizado, no ato da inscrição. Serão coletadas nas propriedades as amostras dos cafés cadastrados, até o dia 6 de setembro.

Como premiação, serão distribuídos R$ 18 mil para os cinco primeiros colocados. O vencedor levará R$ 8 mil, já o segundo, R$ 4 mil. O terceiro, quarto e o quinto lugares serão premiados, respectivamente, com R$ 3 mil, R$ 1.750 e R$ 1.250. Além disso, haverá um bônus, que vai variar de R$ 1.250 a 7 mil, conforme a pontuação conquistada após uma avaliação sensorial.

Em setembro, serão divulgados os dez finalistas do concurso. Eles poderão participar do concurso Coffee of The Year 2019, em novembro, na Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte.

Com o concurso, a Semai busca incentivar os agricultores cachoeirenses que produzem cafés conilon de qualidade e promover uma cafeicultura sustentável.

“Os produtores do município de Cachoeiro têm potencial para produzir cafés de qualidade, e este concurso tem o objetivo de motivá-los para que alcancem melhores resultados para a sua produção,” afirma o secretário de Agricultura e Interior, Robertson Valladão.

O regulamento do concurso e mais informações podem ser obtidos pelo telefone (28) 3155-5359 ou na sede da Semai, localizada à rua Agripino de Oliveira, 60, bairro Independência.